Cacoal/RO, 17 de junho de 2024 – 02:56
Search
Search
17 de junho de 2024 – 02:56

O DIA 2 DE JUNHO NA HISTÓRIA – A NOSSA CULTURA DE 1 SÉCULO

2.6.2024 – BOM DIA!

ATENÇÃO:
A partir de ontem (1.6) a Foto do Dia abre a coluna. Grato se vocês opinarem.

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

FOTO DO DIA

A NOSSA CULTURA DE 1 SÉCULO

Um fato capaz de interessar a nossos historiadores, com certeza, é buscar saber como era possível, numa comunidade na qual muitos nem sabiam falar direito a “última flor do Lácio”, tivesse tanta atividade cultural.
Aí por volta de 1913 havia em Santo Antônio, conforme o jornal “Extremo Norte”, grupos teatrais, uma orquestra sinfônica e um coral composto pelas mulheres “da nossa melhor sociedade”.
A jovem Labibe Aiéch (por casamento Bartolo), 1909/2011, em entrevista concedida ao Zé Carlos Sá e da qual participei, lembrava: ainda em sua adolescência, atuava como atriz, declamadora e cantora no cine Teatro Phenix.
Porto Velho teve funcionando uma entidade formada por artistas e operários, sendo comuns, naqueles tempos da cidade, a realização de “soirées” ou apresentações de orquestras onde o piano era presença obrigatória.
Já nas edições dos jornais da época há registros destinados à cultura, especialmente à poesia. Depois foi a vez das noites embaladas pelos seresteiros, talvez o mais famoso tenha sido Jorge Andrade (Foto)

RONDÔNIA
1776 – Começa a construção do Real Forte do Príncipe da Beira, hoje na região do município de Costa Marques.
1909 – À frente de uma comitiva formada por militares e cientistas, Rondon inicia, na serra da Juruena (MT) a caminhada para a Serra do Norte e o Rio Madeira.
1921 – Com base em fatos no bairro “Favela” e no município de Santo Antônio, inicia, no Clube Internacional a temporada da peça “Com eira e com beira”, com roteiro, direção e atores locais.
1946 – O prefeito Carlos Mendonça, via portaria, determina que se forme fila de compradores de “carne verde” no mercado municipal e cada pessoa só pode comprar 2 KG/dia.
1952 – A União dos Estudantes Secundários do Guaporé, devido ser o mês de junho o de provas parciais, suspende a contagem de votos do concurso “Rainha dos Estudantes”, até agosto.
1986 – Além do PMDB, que já definiu Jerônimo Santana como seu candidato a governador, agora foi o PFL que terá o senador Odacir Soares na disputa.
1989 – Bancos que financiaram colonos em Rondônia, estão retomando as terras e revendendo em leilões, causando o esvaziamento do campo, denunciam lideranças rurais.

HOJE É
Dia de Sair mais cedo do Trabalho. Dia Internacional da Prostituta.
Católicos celebram Santos Marcelino e Pedro da Via Labicana, Santo Eugênio I, Santo Erasmo, Santo Atanásio.

BRASIL
1917 – O Brasil revoga sua neutralidade na I guerra mundial e aborda barcos alemães. 1991 – Nelson Piquet vence o GP do Canadá, sua última vitória na Fórmula 1.

MUNDO
1896 — Guglielmo Marconi solicita a patente de seu telégrafo sem fio. 1953 – Elizabeth Alexandra Mary, a rainha Elizabeth II (1926/2022) é coroada na Inglaterra e reinou até 2022.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp