Cacoal/RO, 13 de junho de 2024 – 02:57
Search
Search
13 de junho de 2024 – 02:57

O DIA 2 DE MARÇO NA HISTÓRIA – HANDEBOL – A HORA DAS MENINAS

2.3.2024 – BOM DIA!

Por Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA
1922 – Na única seção da eleição de presidente e vice da República, em Porto Velho: Nilo Peçanha 108 votos; Artur Bernardes 5. Vice – J.J.Seabra – 11 votos e Urbano Santos, 2.
OBS: Bernardes ganhou e o vice Urbano Santos faleceu antes da posse. O vice foi Estácio Coimbra.
1919 – O seringalista Otávio Reis faz um apelo à prefeitura de Porto Velho para enviar médico a Fortaleza do Abunã, onde grassa a gripe espanhola.
1941 – Em letras maiúsculas e com destaque, o edital para concurso a vagas no Banco do Brasil adverte: “NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES DE

CANDIDATOS DO SEXO FEMININO”.
1984 – Na abertura do ano legislativo o governador Jorge Teixeira fez uma autocrítica, admitindo que às vezes ele próprio tem criado problema com o Legislativo.
1989 – Em Porto Velho, o diretor-geral da Polícia Federal Romeu Tuma, anuncia a vinda de cães farejadores para o combate ao tráfico, além da reinstalação da delegacia da PF em Ji-paraná e criação mais duas em Rondônia.
1990 – A Fazenda Pau d’Óleo, no Rio Guaporé, será reativada para fazer o controle dos búfalos que ali foram colocados há anos e agora vagam na região, informou o secretário de Agricultura Walter Bartolo.

BRASIL
1572 — Morre Mem de Sá (n. 1.500), 3º governador-geral do Brasi. 1947 – Nasce Nelson Ned (+ 2014), o compositor, escritor e cantor. 1996 – Morrem, em acidente aéreo, Dinho, Bento, Júlio Rasec, Sérgio Reoli e Samuel Reoli. Milh]oes de jovens choram a morte dos “Mamonas Assassinas”.
Católicos celebram Santa Ângela da Cruz, Santa Inês de Praga, São Simplício,

MUNDO
1919 — Primeira Internacional Comunista se reúne em Moscou. O caixão do ator Charlie Chaplin é roubado de seu túmulo na Suíça.

 

FOTO DO DIA

HANDEBOL – A HORA DAS MENINAS

No início da década de 1970 um esporte começou a crescer mais no Brasil, e claro, chegou a Porto Velho, onde um casal de professores, Chiquita e Astrogildo (no “Castelo Branco”) formaram as primeiras equipes, e já em 1974 a seleção escolar foi disputar os Jogos Brasileiros em Campinas.
Na época, atletas de Rondônia que fossem disputar os Jogos Escolares Brasileiros, JEBs, eram tratados com deferência, chamados de “jebianos”.
Em Manaus o esporte estava mais desenvolvido, mas surgira um fato interessante, uma jovem, da chamada “alta sociedade” manauara, não foi, como era praticamente a regra para o voleibol.
Claudia (de pé a 2ª da esquerda para a direita) decidiu ir para o handebol, o que causou alguns comentários, em razão de, praticamente, furar uma barreira. E no final da década de 1970 ela veio para Porto Velho, inegrando a equipe do Flamengo, cujo diretor de esportes era o jornalista João Tavares.
O Flamengo, campeão de handebol em 1980 tinha essa composição: Em cima – Adma, Claudia, Rozangela, Marta. Agachadas: Dora, Alzira, Sandra, Jucy – não identificadas as outras duas. Técnico: Juscelino Amaral.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp