Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 25 DE DEZEMBRO!
RONDÔNIA: 1909 – Cândido Rondon, à frente da equipe instaladora da Linha Telegráfica Estratégica iniciada em Cuiabá, chega a Santo Antonio do Rio Madeira.
COMEMORA-SE: Natal Cristão, nascimento de Jesus Cristo. Católicos lembram Santa Anastásia.
FATOS:
320 – A Igreja Católica institui a data do nascimento de Jesus Cristo.
800 – Carlos Magno foi coroado como primeiro Imperador do Sacro Império Romano.
1642 – Nasce o físico e matemático britânico Isaac Newton.
1758 – O cometa Halley é avistado por Johann Georg Palitzsch, confirmando a previsão de Edmund Halley sobre sua passagem. Esta foi a primeira passagem de um cometa prevista com antecedência.
1881 – Primeiro voo no Brasil, em Belém, de um balão dirigível, Le Victoria, e segundo voo no mundo por Júlio César Ribeiro de Sousa.
1914 – I Guerra Mundial: Devido ao Natal, uma série de tréguas não oficiais ocorre na Frente Ocidental para celebrar a data.
1948 – Fundada, no rio de Janeiro, a Escola de samba Beija-Flor.
1977 – Morre Charlie Chaplin, diretor, produtor, ator e músico britânico.
1991 – Mikhail Gorbatchov renuncia à presidência da União Soviética (que é dissolvida no dia seguinte).
FOTO DO DIA: No dia de Natal de 1977 o mundo perdia um gênio da arte de interpretar, Sir Charles Spencer Chaplin, foi um ator, diretor, compositor, roteirista, produtor e editor britânico. Chaplin foi o maior nome da época do cinema mudo, fazendo praticamente um único personagem, notabilizado pelo uso de mímica e (do que hoje é camada de) “comédia pastelão”. Alguns de seus filmes mais conhecidos: O Imigrante, O Garoto, Em Busca do Ouro (este considerado por ele seu melhor filme), O Circo, Luzes da Cidade, Tempos Modernos, O Grande Ditador, Luzes da Ribalta, Um Rei em Nova Iorque e A Condessa de Hong Kong.