O DIA 25 DE JANEIRO NA HISTÓRIA

O DIA 25 DE JANEIRO NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque (De férias)
[email protected]

BOM DIA 25 DE JANEIRO!

COMEMORA-SE
Dia do Carteiro. Dia dos Correios e Telégrafos. Dia Nacional da Bossa Nova.
Católicos lembram São Paulo (data de sua conversão), Santo Ananias

RONDÔNIA
1873 – Instalada a Mesa de Renda Alfandegada do Estado de Mato Grosso em Santo Antônio, desde 1945 bairro de Porto Velho. Em 1904 – A Câmara Federal aprova a Lei nº 5, autorizando o Governo a abrir crédito para cumprir do Tratado de Petrópolis. Em 1926 – Católicos, liderados pelo coronel Paulo Saldanha, concluem a construção da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a 1ª em Guajará-Mirim. Em 1968 – Pelo decreto federal 58.501 a ferrovia Madeira-Mamoré entra em fase de erradicação. 1975 – O prefeito Jacob Atallah inaugura a Biblioteca Municipal “Francisco Meirelles”.

BRASIL
1554 – Padres jesuítas criam a cidade de São Paulo. 1917 – Nasce Jânio Quadro, 23º presidente do Brasil; renunciou após 6 meses no cargo. 1927 – Nasce Antônio Carlos Jobim, o Tom Jobim, “pai” da Bossa Nova. 1934 — Criada a Universidade de São Paulo (USP). 1947 – Nasce o jogador de futebol Eduardo Gonçalves de Andrade, o Tostão, da equipe tricampeã de 1970. 2019 — Rompe a barragem de Brumadinho (MG), com centenas de mortos e desaparecidos.

MUNDO a´licar o item mais importante do documento que popularmwente
1918 — A Ucrânia declara a sua independência da Rússia. 2006 — Publicada a encíclica do Papa Bento XVI, Deus Caritas Est (trata do amor divino pelo ser humano).

FOTO DO DIA

HÁ 121 ANOS….

Assinado em 1903, o Tratado de Permuta de Territórios e outras compensações entre o Brasil e a Bolívia, a partir de 25 de janeiro de 1905 começa a tomar corpo, uma vitória da diplomacia brasileira chefiada pelo Barão do Rio Branco.
É que na data, em 1905, a Câmara Federal aprovava a Lei que garantia os meios para que o Brasil cumprisse sua mais importante parte do que popularmente se passou a chamar “Tratado de Petrópolis”, construindo uma ferrovia margeando as corredeiras do Rio Madeira, dando à Bolívia acesso comercial ao Oceano Atlântico;
Isso permitiu a construção da Ferrovia “Madeira-Mamoré”, uma ferrocarril que, conforme já ouvi de historiadores e outras pessoas na Bolívia, não foi inteiramente concluída. Inaugurada em 1912, ela funcionou por 60 anos, sendo definitivamente considerada extinta em 1972.
Não vi o “Maria Fumaça” funcionando, mas sei o que o trabalho de milhares de homens, e algumas mulheres representou para que tudo tivesse início, e o quanto muitos, ainda que de forma sentimental, defendem o retorno da EFMM.

Mais notícias sobre cidades de Rondônia


Rondônia apresenta turismo de pesca sustentável em painel nacional

TURISMO SUSTENTÁVEL Rondônia participa do evento também com estande para exposição, com foco na promoção do turismo de natureza, pesca esportiva e ecoturismo Rondônia participa do...