Search
12 de dezembro de 2024 – 14:48

O DIA 26 DE NOVEMBRO NA HISTÓRIA

Por Lúcio Albuquerque – [email protected]

 

BOM DIA 26 DE NOVEMBRO!

RONDÔNIA

1975 – Criada a Polícia Militar de Rondônia, pela Lei nº 6.270, cuja regulamentação só foi baixada a 11 de janeiro de 1977, através do Decreto Federal nº 79.108. (www.rondonia.ro.gov.br).

1977 – O radialista Pinheiro de Lima faz a primeira transmissão direta de rádio de Cacoal, a instalação do município, para a Rádio Caiari.

COMEMORA-SE

Dia do Corpo Auxiliar da Marinha. Dia Interamericano do Ministério Público.

Católicos lembram São Siríaco, São Maurício, São Leonardo de Porto.

FATOS

1636 – Morre Gregório de Matos Guerra, o Boca do Inferno ou Boca de Brasa, o mais importante poeta satírico da literatura em língua portuguesa no período colonial.

1801 – Charles Hatchett anuncia a descoberta de um novo elemento químico, o qual deu o nome de Colombium (anos depois redescoberto e que recebeu o nome de Nióbio).

1807 – A corte portuguesa decide transferir-se para o Brasil fugindo da invasão francesa que ameaçava Lisboa.

1845 – Curitiba é elevada a capital da província do Paraná.

1910 – Acaba a Revolta da Chibata. Os marinheiros entregam a esquadra.

1930 – Getúlio Vargas nomeia o primeiro Ministro do Trabalho, Lindolfo Collor como o primeiro responsável pelo Ministério do Trabalho.

1934 – Começa a funcionar no Rio Grande do Sul a primeira refinaria brasileira de petróleo, a Destilaria Rio-Grandense de Petróleo.

1942 – Estreia no Hollywood Theather de Nova York o filme Casablanca.

1993 – O ator Grande Otelo, um dos maiores talentos artísticos do Brasil, morre aos 78 anos, vítima de parada cardíaca.

1997 – Na votação da reforma administrativa, o governo brasileiro consegue a aprovação da demissão de servidores públicos estáveis por excessos de gastos.

FOTO DO DIA

 

Coube ao presidente Ernesto Geisel (1975/79) iniciar o processo de passagem da condição de Território a Estado, iniciado quando nomeou governador o coronel Humberto Guedes, cuja administração trabalhou para que ganhasse corpo a “Nova Estrela no Azul da União”. Um dos grandes passos foi a criação dos cinco novos municípios, todos em distritos de Porto Velho (que com Guajará-Mirim eram municípios desde 1943), instalados em novembro de 1977, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena, que formaram a espinha dorsal para alicerçar a criação do Estado. O governador Humberto da Silva Guedes instala o município de Cacoal e dá posse ao prefeito Catarino Cardoso dos Santos, com as presenças do ministro do Interior Maurício Rangel Reis, representando o presidente Ernesto Geisel e o deputado federal Prisco Viana, representando a Câmara Federal.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp