Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 3 DE DEZEMBRO!
COMEMORA-SE: Dia Internacional do Portador de Deficiência. Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crônica. Dia Nacional de combate à Pirataria e à Biopirataria.
Católicos lembram São Francisco Xavier.
RONDÔNIA: 1917 – Criação da primeira tenda de Umbanda, no bairro Mocambo, pela irmandade dirigida por Dona Chiquinha, Dona Esperança, Irineu dos Santos e Florêncio Paula Rosa.
FATOS: 1839 — Bula do Papa Gregório XVI condena e proíbe a escravidão de negros.
1902 – Morre Prudente de Moraes, 3º presidente brasileiro e o primeiro civil a ocupar o cargo.
1967 — O Doutor Christian Barnard realiza o primeiro transplante de coração, no Hospital Groote Schuur, na Cidade do Cabo, África do Sul.
1994 — A Sony lançou a primeira versão de um dos videogames mais populares da atualidade, o Playstation.
2000 – O Tenista brasileiro Gustavo Kuerten termina o ano como melhor colocado nos rankings de tênis profissional da ATP.
2016 — Homenagens marcaram o velório coletivo de 50 vítimas do acidente aéreo com o time da Chapecoense. Abaixo de muita chuva na cidade de Chapecó, os caixões foram levados em cortejo aberto para a Arena Condá, em Chapecó.
FOTO DO DIA
Ontem, 2, foi o Dia Nacional do Samba, que evoca em Rondônia nomes que já fizeram, ou fazem, a nossa festa: Zé Catraca, Manelão, Bola Sete, Cabeleira, professora Marise Castiel, Periquito e muitos outros que devem estar fazendo carnaval no Valhalla. Lembrar as escolas de samba, Diplomatas, Pobres do Caiari, Castanheira e a do KM 1 com mestre Bainha; dos blocos das Piranhas, Do Sol, da Chuva, Triângulo Não Morreu, da Cobra, da primeira escola de samba, a “Deixa Falar”. Tinha a saída do bloco “O que é que eu vou dizer em casa”, nas quartas-feiras de cinzas, a Missa de Cinzas, os grandes bailes do Botafogo, do Bancrévea, do Ferroviário, do Ypiranga, do Danúbio Azul Bailante Clube, do Famengo, do Baile Municipal, do 5º BEC; o encontro dos bailes na Praça Rondon. Lembrar da principal atração atual do nosso carnaval, a Banda do Vai Quem Quer e do Galo da Meia-Noite. (Foto do casal de sambistas Ana e Zé Catraca – ele já no Valhalla).