Cacoal/RO, 13 de junho de 2024 – 02:34
Search
Search
13 de junho de 2024 – 02:34

O DIA 30 DE MARÇO  NA HISTÓRIA – A 1ª CONSTITUINTE DE RONDÔNIA (III)

30.3.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA
1954 – O Banco de Crédito da Amazônia, atual Basa, cobra do Governo Federal incentivos à criação de 20 seringais-escolas na região do Rio Madeira.
1976 – Roberto Geraldo, Luiz Bernardi, Wair Couto da Silva, Manoel Pinto da Silva, Alcides Paio, Nevair Padovim e Oripe Carrião se associam para criar Rádio Cultura de Vila Rondônia.
1982 – O governador Jorge Teixeira confirma: a escolha dos 3 candidatos do PDS ao Senado (Odacir Soares, Claudionor Roriz e Galvão Modesto) foi só dele. Eram 8 pretendentes e a convenção apenas convalidou.
1984 – Instalado em 1934, o Colégio Dom Bosco festeja meio século em Porto Velho, com um desfile pelas ruas da cidade.
1990 – Há 8 candidatos à 1ª eleição a governador do Estado. Um deles, o senador Olavo Pires, processa 2 jornais, uma rádio e um jornalista que o acusam de tráfico.
2012 – A Agência Nacional de Energia Elétrica autoriza a Hidrelétrica Santo Antônio, ainda em construção, a iniciar a geração comercial de energia, com duas turbinas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

HOJE É
Dia Mundial do Transtorno Bipolar. Dia Mundial da Juventude.
Católicos celebram o Sábado de Aleluia, São João Clímaco, São Zózimo bispo,

BRASIL
1922 – Os portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral decolam do Rio Tejo, num hidroavião, para fazer a 1ª travessia entre Portugal e Brasil.

MUNDO
1842 – A anestesia é utilizada pela 1ª vez em uma cirurgia pelo Dr. Crawford Long. 1844 – Nasce o poeta Paul Verlaine; sua poesia ‘Chanson d’automne’ foi o sinal dos Aliados para avisar que o Dia D era chegado

 

FOTO DO DIA

A 1ª CONSTITUINTE (III)

 

O ritual das sessões ou de reuniões de comissões tinha complicações, pela falta de costume dos deputados. Poucos deles sabiam como funcionava um parlamento.
Dos 24 deputados Jacob Atallah e Zuca Marcolino foram prefeitos, de Porto Velho e de Mirante do Paranapanema (SP). Amizael Silva, João Dias e Cloter Mota vereadores em Porto Velho e Heitor Costa em MG.
Em plenário as grandes discussões eram entre os deputados Cloter Mota e Tomás Correia (PMDB) e Jacob Atallah e Amizael Silva (PDS). A grande discussão foi Capítulo que deu autonomia administrativo/financeira ao Ministério Público, aprovado apesar da resistência do governador Jorge Teixeira.
Logo após a aprovação da Carta, ainda não promulgada, alguns deputados comentavam um acordo com Teixeira de que ele não baixaria mais qualquer decreto-lei, deixando isso para o legislativo
Um dia na antes da promulgação Teixeira criou, por decreto, os municípios de Rolim de Moura e Cerejeiras, sendo muito criticado. No governo havia quem considerasse que a aprovação do Capítulo do MP não fora deglutido por ele e esse novo fato teria sido uma espécie de resposta.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp