Cacoal/RO, 18 de abril de 2024 – 12:16
Search
Search
18 de abril de 2024 – 12:16

O DIA 4 DE ABRIL NA HISTÓRIA – GUEDES, UM ESQUECIDO (II)

4.4.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA
1911 – Circula o jornal The Porto Velho Marconigram, todo em língua inglesa, impresso na gráfica da ferrovia Madeira-Mamoré.
1946 – 1 – O ex-governador Aluízio Ferreira retorna ao serviço ativo do EB, no posto de tenente-coronel. 2 – Colocada a pedra fundamental do Aeroporto do Caiari.
1954 – A seleção do Guaporé, dirigida pelo ex-técnico da seleção paraense “Dudu”, se prepara para o jogo com o Vasco da Gama (RJ) em Porto Velho.
1981 – Alegando pressões de “pessoas muito influentes”, a polícia suspende a ação de fiscalização e apreensão de motos em Porto Velho, cujos condutores infernizam a cidade.
1985 – Para o engenheiro florestal Edson Mugrabe, até o ano 2 mil toda as florestas de Rondônia terão desaparecido, o que também é citado pelo governador Jorge Teixeira.
1990 – O Estado não paga o funcionalismo devido à interferência dos senadores Odacir Soares e Olavo Pires. A denúncia é do governador Jerônimo Santana.

HOJE É
Dia internacional de sensibilização sobre minas e assistência à desminagem. Dia Nacional do Parkinsoniano. Dia Mundial do Rato.
Católicos celebram São Benedito (o “Santo Mouro”), Santo Isidoro,

BRASIL
1900 – Nasce João Ribeiro de Barros (m. 1947), que em 1927 foi o 1º piloto brasileiro a atravessar o Atlântico. 1946 – Fundação da escola de samba Unidos de Vila Isabel (RJ). 1968 – Morre Assis Chateaubriand (n. 1891), implantador da televisão no Brasil.

MUNDO
1949 – Criada a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). 1968 – Assassinado Martin Luther King, o principal líder dos direitos humanos nos EUA.

 

FOTO DO DIA

GUEDES, UM ESQUECIDO (II)

Quando o coronel Humberto Guedes chegou ao Território, em 1975, no MDB (pai do PMDB e avô do MDB), foi a mesma cantilena já dedicada a seus antecessores: “É mais um coronel desempregado”.
Em Brasília o ex-governador contou: os primeiros dias em Porto Velho foram muito difíceis. “Pensei até em voltar”. Ficou e enfrentou o pior período da colonização: sem a mínima estrutura – apesar do esforço do Incra, mas o Governo do Território deu as respostas.
Trouxe profissionais de várias áreas, muitos deles interiorizados, especialmente na área agrícola, o que permitiu a fixação do homem à terra que ganhava do Incra.
Começou o programa dos Nuares, que originaram vários municípios. Construiu a cidade de Ariquemes, que em 1977 foi um dos cinco municípios criados– Ji-Paraná, Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal foram os outros.
Guedes foi o primeiro governador a dar um recado claro a Brasília. No Café Santos, perguntado sobre o Território, respondeu: “Brasília tem de entender que Rondônia já não cabe mais na condição de Território”.
E iniciou o planejamento da estrutura administrativa do futuro Estado.
FOTO: Governador Humberto Guedes  inspecionando a abertura da cidade de Ariquemes
AMANHÃ: “GUEDES, UM ESQUECIDO” (III

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp