Por Lúcio Albuquerque
6.10.23 – BOM DIA!
COMEMORE
Dia Mundial da Paralisia Cerebral. Dia do Tecnólogo. Dia Nacional do Prefeito (CNM).
Católicos celebram Santa Maria Francisca das Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, São Bruno Abade, Anjo Mebahiah.
RONDÔNIA
1915 – Pela Resolução 755, o prefeito de Santo Antônio do Rio Madeira eleva a vila de Ariquemes à condição de distrito de Santo Antônio.
1981 – Com a vazão do igarapé Bate Estaca reduzida para menos de 1/3 de sua capacidade, a Caerd passa a abastecer Porto Velho com água do Rio Madeira, à razão de 400 litros por segundo.
1983 – O governador Angelo Angelin está praticamente sem apoio da “Aliança Democrática (PDS/PMDB), 5 meses de desde quando foi indicado pelo grupo, conforme o jornalista Ary de Macedo.
1984 – O Tribunal de Contas da União encaminhou ao governador Jorge Teixeira um documento, solicitando a intervenção nos municípios de Ji-Paraná, Colorado e Vilhena. (Ass TCE)
1989 – Instalada a Câmara Constituinte, em Porto Velho, para elaborar a nova Lei Orgânica do Município, conforme estipula a Constituição do ano passado.
BRASIL
1940 – Nasce Altemar Dutra (+ 1983), cantor e compositor.
1974 – O piloto brasileiro Emerson Fittipaldi conquista o bicampeonato mundial de Fórmula 1.
MUNDO
1927 — O filme O Cantor de Jazz, o 1º longa falado da história, estreou em Nova York.
1973 – Exércitos árabes invadem Israel, na “Guerra do Yom Kippur”.
2010 — Criado o Instagram, aplicativo de compartilhamento de fotos.
FOTO DO DIA
NAS ONDAS DO RÁDIO…. (II)
Até à metade da década de 1960, em Porto Velho, informações de decisões do governo federal só tinham uma fonte direta, o telégrafo, A partir de 1935, quem tinha um aparelho de rádio sintonizava o “Programa Nacional”, produção do Departamento Nacional de Propaganda (DNP), para informar sobre o governo de Getúlio Vargas.
O Programa Nacional passou a ser chamado em 1938, “Hora do Brasil”, desde então com retransmissão obrigatória em todas as emissoras, das 19h às 20h, que na década de 1950 teve a retransmissão local na Rádio Difusora do Guaporé, em 1961 pela Rádio Caiari e, depois, pela Rádio Educadora, de Guajará-Mirim.
Só em 1971 o programa passou ao nome atual, “Voz do Brasil”, mesmo assim a recepção do som continuava com dificuldades, com muito chiado, como todas as transmissões para a região, e foi nesse período que o “ter um rádio em casa”, se popularizou.
E como não havia emissora de TV, o que só aconteceria a partir de 1974, assim mesmo sem recepção direta, apenas retransmitindo programas que passavam em Manaus um dia antes.
Pioneiro na mesa de controle da Rádio Caiari, “seu” Abemor (F. acervo Saudosismo Portovelhense)