Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
(Acesse rondoniaalemdahistoria.com.br)
BOM DIA 7 DE JULHO!
RONDÔNIA
1911 – O presidente Hermes da Fonseca assina o decreto 8.776, pelo qual a construtora da Madeira-Mamoré terá direito à faixa de 150 metros para cada lado dos trilhos da ferrovia. Com isso criou-se a Avenida Divisória (hoje Avenida Presidente Dutra) que separava a “Porto Velho dos americanos” da “Porto Velho dos brasileiros”.
COMEMORA-SE
Dia da inclusão da Mulher nas Forças Armadas (Marinha), a médica Márcia Freitas; Dia Mundial do Chocolate.
Católicos lembram São Panteno, fundador da Escola Catequética de Alexandria e São Firmino de Amiens.
FATOS
1848 – Nasce Francisco de Paula Rodrigues Alves, 5º presidente do Brasil, responsável pela campanha para sanear o Rio de Janeiro da febre amarela.
1944 – I Guerra Mundial: Na Batalha de Saipan (Pacífico), 25 mil japoneses, civis e militares, morrem, ao se lançarem contra fuzileiros norteamericanos.
1945 – Nasce Heloísa Pinheiro, a “Helô”, musa inspiradora de Tom Jobim e Vinicius de Moraes para a canção “Garota de Ipanema”, que levou a Bossa Nova ao mundo.
1980 – O novo governo xiita do Irã impõe duras leis ao país e às mulheres.
2005 – Terroristas explodem 4 bombas no sistema de transporte em Londres, matando 56 pessoas, e ferem 700 pessoas.
FOTO DO DIA
É esporte? É uma dança? É uma tradição cultural? A capoeira chegou ao Brasil, trazida da África pelos escravos, que a usavam na defesa física, além de resguardar suas raízes culturais. A capoeira exige de seu praticante, desde crianças a idosos, mulheres e homens, movimentos ágeis e complexos, usando os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos, tudo marcado pela música, através do atabaque, agogô, pandeiro e, principalmente, o berimbau, tocado por um dos participantes que para produzir o som usa uma espécie de “batura”. O berimbau é um arco de madeira flexível, as pontas ligadas por um arame, tendo como caixa de ressonância uma cabaça, presa em uma das pontas da madeira, e músicas próprias. Tradicionalmente o capoeirista veste uma roupa branca. Em Porto Velho o primeiro registro de capoeira surge com o ex-marinheiro conhecido por “Bola-Sete”, e dentre os capoeiristas mais conhecidos destaca-se o Mestre Xoroquinho.