O DIA 7 DE NOVEMBRO NA HISTÓRIA
Lúcio Albuquerque
69 99910 8325
7.11.24 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1950 – Dos 17 – de presidente a suplente do Conselho Fiscal – eleitos para dirigir a Associação Comercial do Guaporé, só uma mulher, a senhora Lindalva Monteiro.
1981 – A demissão de duas religiosas que lecionavam numa escola estadual em Pimenta Bueno, gerou um clima tenso, com protestos de pais e estudantes contra a exoneração.
1981 – O jornalista Walter Santos vai comandar a seleção rondoniense de futebol, no jogo único que a seleção brasileira de juniores fará em Porto Velho este mês.
1982 – O curso de Economia não terá novas turmas no vestibular da Universidade Federal de Rondônia este ano, conforme o reitor Euro Tourinho Filho, em razão de saturamento do mercado, mas pode voltar no vestibular em 1983.
1986 – Governo estadual e prefeitura de Porto Velho decretaram ponto facultativo hoje, para que funcionários públicos tenham tempo de ir buscar seus ttítulos eleitorais.
1990 – A Federação de Pescadores de Rondônia denuncia privilégios cedidos a pescadores profissionais de Mato Grosso, na região pesqueira de Pimenteiras, enquanto os daquela cidade estão proibidos de pescar, até para comer..
HOJE É
Dia do Radialista.
Católicos celebram São Prosdócimo, São Vilibrordo,
BRASIL
1825 — Começa a circular o jornal Diário de Pernambuco o mais antigo periódico em circulação da América Latina. 1837 — Eclode a revolta da Sabinada na Bahia, Brasil. 1848 — Início da Revolução Praieira em Pernambuco. 1903 – Nasce Ary Barroso (m. 1964), compositor autor de “Aquarela Brasileira”.
MUNDO
680 — Inicia, e vai até setembro de 681, o 6º Concílio Ecumênico em Constantinopla. 1949 — A mais antiga plataforma petrolífera em alto mar a operar no mundo, a Oil Rocks (Neft Daşları), começa a operar.
FOTO DO DIA
A LITERATURA NO LAJE
Uma parceria que vem dando certo no Estado, e que já merece ser imitada fora da região onde acontece, é a desenvolvida pelo campus da Unir/Guajará-Mirim e a Academia Guajaramirense de Letras – AGL.
A ação tem levado a discussão da literatura em todos seus níveis, para grupos diferentes que formam aquela comunidade, como foi, dia 31 passado, na Escola Wen Canun Oro Waran, localizada no distrito de Laje Velho.
O projeto “Letramento Literário Em Escolas da Educação Básica: Foco nas Obras da Literatura Regional Amazônica” teve lá a “Conversa com o Escritor”, Paulo Cordeiro Saldanha, autor consagrado da literatura regional e seus personagens.
Criada em 2009, a Academia Guajaramirense de Letras, num trabalho coordenado pela professora Auxiliadora Santos, da Unir e diretora da AGL, já vem colhendo bons frutos, ação que tem parceria com a Sociedad Escritores de Guayaramerin.
O escritor Paulo Saldanha, com alunas da escola Wen Canun Oro Waran.