O DIA 7 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA
Lúcio Albuquerque
69 99910 8325
7.9.24 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1922 – Três cerimônias pelos 100 anos da Independência. Em Sto Antônio (MT), uma placa de mármore com nomes das autoridades; Guajará-Mirim (MT) com desfiles; em Porto Velho (AM) inaugurado o obelisco na praça em frente ao Palácio “Getúlio Vargas”.
Em 1922 – A adolescente Labib Aiéch (depois senhora Labib Bártolo) lê um poema na inauguração do obelisco, em homenagem à Independência. A 1ª mulher local a participar com destaque de um ato solene.
1940 – Inaugurada a Vila Operária, nas proximidades da estação ferroviária de Porto Velho.
1955 – A grande atração do desfile da Independência foi o atleta José Pereira de Farias, que representou o Território em duas edições da corrida de São Silvestre (SP)
1977 – Em fase experimental a Rádio Alvorada (Vila Rondônia) faz sua 1ª transmissão externa ao vivo, o desfile da Independência.
1985 – O secretário de Fazenda do Estado, Hamilton Silva, espera o aval do governador Angelo Angelin para enviar à Assembleia Legislativa o projeto orçamentário de 1986: CR$ 2 trilhões.
HOJE É
Ducentésimo 2º ano da Independência do Brasil.
Católicos celebram Santa Regina de Alésia,
BRASIL
1822 – Proclamação da Independência. 1880 — Joaquim Nabuco, André Rebouças e outros abolicionistas fundam a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão. 1922 – Roquete Pinto inaugura a Rádio Sociedade (atual Rádio MEC).
MUNDO
1921 — Em Dublin, Irlanda, é criada a Legião de Maria, a maior organização apostólica de leigos da Igreja Católica. 1923 — É formada a Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL).
FOTO DO DIA
UMA HISTÓRIA + Q CONFUSA (Final)
O caso do tenente Fernando Oliveira acabou sendo incluído na disputa política que começa a crescer a partir da 2ª eleição para a única vaga de deputado federal do Território do Guaporé, em 1950, quando Aluízio Ferreira é reeleito.
Dois grupos se formaram ali, os “cutubas”, aliados de Aluízio, e os “pele-curtas”, até 1954 liderados pelo ex-governador Joaquim Rondon, que em 1954 é eleito deputado, mas que a partir de 1958 tem como líder o médico Renato Medeiros.
Era uma troca de farpa constante entre os dois lados, sempre com o tenente aparecendo nos discursos, um acusando e outro defendendo, o que vai até a disputa de 1978.
Sei que dificilmente a verdade do sumiço do oficial virá à tona, mas procurei resumir nesta série o máximo de informação, praticando o que fiz em um muitos anos como repórter: pesquisar, ler, ouvir o máximo de fontes possíveis e não tomar partido.
Sobre o desaparecimento do tenente Fernando (FOTO), há uma série disponível no endereço https://www.acler.com.br/artigos/231/4