Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 8 DE AGOSTO!
COMEMORA-SE
Dia dos Pais (data móvel, cai no 2º domingo de agosto). Dia Nacional de Controle do Colesterol no Brasil. Dia Nacional do Elos Internacional da Comunidade Lusíada.
Católicos lembram São Domingos de Gusmão, São Ciríaco, São Largo e São Esmeraldo.
RONDÔNIA
Em 1912 – O governo de Mato Grosso instala a Comarca do município de Santo Antônio do Madeira, que em 1943 foi incorporado ao Território Federal do Guaporé, sendo extinto em 1945 ao ser incorporado como bairro ao município de Porto Velho.
BRASIL
1709 – O inventor brasileiro Bartolomeu de Gusmão, conhecido como “Padre Voador”, demonstra o primeiro balão construído no mundo, ao rei de Portugal em Lisboa.
1932 – Nasce José Ely de Miranda (Zito), bicampeão (1958/62) mundial de futebol.
1994 – Inaugurada a emissora de TV Rede Mulher, em 1999 vendida para a Igreja Universal.
MUNDO
1876 – O inventor Thomas Edison recebe uma patente por seu mimeógrafo.
1891 – Nasce Emiliano Zapata, líder revolucionário mexicano .
1942 – Mahatma Gandhi lidera o Movimento “Quit India” para a independência completa do país, contra o domínio britânico.
1963 – Assalto ao trem pagador inglês, levando 2,6 milhões de libras. Um dos assaltantes, Ronald Bigs, homiziou-se no Brasil e faleceu em 2013.
FOTO DO DIA
O município de Santo Antônio do Rio Madeira (MT), foi criado no ano de 1908, mas só quatro anos depois, em 1912, foi efetivamente instalado pelo coronel Leopoldo de Mattos, representante do governador matogrossense, e na mesma ocasião tomaram posse o primeiro superintendente (prefeito), o médico Joaquim Augusto Tanajura que chegou ao local como membro da Comissão Rondon, os intendentes (vereadores) e a respectiva comarca, tendo como juiz João Chacon, primeiro magistrado a se instalar na região do que hoje é o município de Porto Velho. Joaquim Augusto Tanajura foi também o primeiro prefeito eleito de Porto Velho, retornando ao cargo outra vez em 1923, sendo no ano seguinte afastado do cargo durante a Revolução de 1924, retornando logo em seguida. Em 1919 foi um dos fundadores do Ypiranga Esporte Clube, que substituiu o primeiro clube de futebol em Rondônia, o Porto Velho Futebol Clube.