Search
11 de dezembro de 2024 – 23:32

O DIA 8 DE DEZEMBRO NA HISTÓRIA – Dia da Família. Dia da justiça. Dia da Bíblia

O DIA 8 DE DEZEMBRO NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

 

8.12.24 – BOM DIA!

RONDÔNIA
1918 – A loja maçônica “União e Perseverança” inicia campanha de doações para concluir sua instalação. Os encarregados são, ao longo da ferrovia o sr. Manoel Martins e no Rio Abunã o sr. Octávio Reis.
1942 – Última vez que Porto Velho, município do Amazonas, comemorou a data de Nossa Senhora da Conceição – a partir de 1943, como Território, será desobrigado das festividades amazonenses.
1955 – Devido à decretação do estado de sítio, todas as licenças de uso de arma de fogo estão revogadas.
1971 – Inaugurada a catedral de Nossa Senhora do Seringueiro, em Guajará-Mirim.
1985 – O presidente do PFL/RO, deputado José Bianco, entregou ao presidente José Sarney a responsabilidade de evitar o fim da “Aliança Democrática” (PFL/PMDB) em Rondônia.
1985 – O governador Angelo Angelin pede à União que assuma problemas que a migração causa ao Estado.
1986 – Ação judicial da Associação Brasileira de Ecologia quer sustar a construção da hidrelétrica de Samuel, alegando erros no projeto de conservação da fauna.

HOJE É
Dia da Família. Dia da justiça. Dia da Bíblia (sempre no 2.º domingo de dezembro).
Católicos celebram Nossa Senhora da Conceição, Santo Eutiquiano,

BRASIL
1851 — Nasce Francisco de Paula Ramos de Azevedo (m. 1928), arquiteto, obras principais: mercado público e Teatro Municipal (SP). 1916 — Cláudio Vilas-Boas (m. 1998), sertanista brasileiro.

MUNDO
1477 — Papa Sisto IV institui a festa da Imaculada Conceição da Virgem Maria. 1863 – Data que a Fifa reconhece como “a criação do futebol moderno”. 1980 — O ex-Beatle John Lennon (n.1940) é assassinado em Nova Iorque.

FOTO DO DIA

O GUR

Um registro: entre 1910 e 20 funcionou em Porto Velho a Escola Polimática, preparatória ao ingresso em faculdade, mas só no fim da década de 1970 começam a chegar cursos de 3º grau, até que em 1983 é implantada a Unir.
Até bem pouco tempo, nem faz tanto tempo assim, famílias mandavam seus filhos estudarem em Belém, Manaus ou outra cidade. Um curso superior aqui era sonho distante.
O grande momento era quando os estudantes vinham de férias. A festa já começava nos navios do Snapp, com os bailes, a escolha da miss do navio. A chegada balançava os alicerces das duas cidades, Porto Velho e Guajará-Mirim, tempo de serestas, de reatar ou iniciar namoros etc.
Em final de 1960 aqueles jovens, alguns cabeludos, calças “pantalona”, fundaram o GUR – Grupo Universitário Rondoniense. Os 2 jornais o “Alto Madeira” e “O Guaporé” publicavam as colunas “Presença Universitária” e “Porque hoje é sábado”, como narra um dos participantes, Viriato Moura, em seu livro “Sabor do Amanhecer”.
(Amanhã tem mais)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp