Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 9 DE ABRIL!
RONDÔNIA:
Em 1967 – Flávio de Assumpção Cardoso toma posse como governador do Território de Rondônia, até novembro daquele ano. Em 2011 – O jornalista Paulo Queiroz, principal articulista político do Estado e fundador do Sindicato dos Jornalistas, é encontrado morto em seu escritório onde editava o site rondoniasim.com.br.
COMEMORA-SE:
Dia Nacional da Biblioteca. Dia Nacional do Aço. Dia do Astronauta. Dia Mundial da Internet das Coisas. Católicos lembram São Libório, Santa Cacilda e Santa Maria de Cléofas.
FATOS:
1555 — O Cardeal Marcelo Cervini é eleito Papa com o nome de Marcelo II, mas morreria 21 dias depois.
1860 — Em sua máquina chamada fonoautógrafo, Leon Scott faz a mais antiga gravação conhecida de uma voz humana audível.
1964 — No Brasil, começo da vigência do Ato Institucional 1 (AI-1). Visava afastar qualquer forma de oposição e legitimar o regime.
1912 – Nasce o ator e cineasta Mazzaropi, famoso por interpretar o mesmo personagem, o caipira.
1970 – Paul McCartney anuncia o fim dos Beatles.
2000 – O pesquisador Luc Montaignier apresenta um novo método para detectar o vírus da AIDS através de um exame de urina.
2002 — Criada a Universidade Federal de Campina Grande, desmembrada da Universidade Federal da Paraíba.
FOTO DO DIA
O governo Flávio Assumpção Cardoso durou 10 meses no Território Federal do Guaporé, em 1967, mas com bons resultados: projetou a criação da Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) e da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), mas um fato de dimensão nacional e grande importância para o futuro Estado, foi que em julho daquele ano um grupo de universitários e professores da Universidade do Estado da Guanabara (UEG), vieram num avião do DNOCs e realizaram a Operação Zero do Projeto Rondon, sendo que em 1971 se instalou em Porto Velho o Campus da UFRGS. Participantes das diversas Operação Rondon no então Território, muitos daqueles estudantes se instalaram profissionalmente em Porto Velho e outros municípios.