Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 9 DE MARÇO!
RONDÔNIA
2011 – O jornalista Paulo Queiroz, principal articulista político do Estado e fundador do Sindicato dos Jornalistas, é encontrado morto em seu escritório onde editava o site rondoniasim.com.br
COMEMORA-SE
Dia Internacional do Dj. Católicos lembram São Domingos Sávio, Santa Catarina Vegri, Santa Francisca Romana (italianas) e São Gregório de Nissa (turco).
FATOS
1074 – O Papa Gregório VII declara que todos os padres católicos que fossem casados seriam excomungados.
1451 – Nasce Américo Vespúcio navegador italiano, de onde deriva o nome do continente Americano.
1500 – Pedro Álvares Cabral zarpa de Lisboa rumo à Índia, descobrindo a meio da viagem o Brasil, que já havia sido visitado pelos espanhóis Vicente Yáñez Pinzón e Diego de Lepe.
1776 – Foi publicado A Riqueza das Nações, livro de Adam Smith, autor considerado o pai da economia moderna.
1923 – Vladimir Ilyich Lenin afasta-se do comando da URSS e ascende um dos piores ditadores do mundo moderno, Josef Stalin.
1934 – Nasce Yuri Gagarin, cosmonauta russo, primeiro homem a viajar ao espaço, em 1961.
1959 – Ruth e Elliot Handler apresentam a boneca Barbie.
1974 – Nasce Nalbert Bitencourt, capitão da seleção brasileira de voleibol campeã olímpica em Atenas, 2004.
FOTO DO DIA
Sede do Grupo Escolar Barão do Solimões (Manuel Francisco Machado), instalado em Porto Velho no início da década de 1920. O prédio foi cedido pela administração da ferrovia Madeira-Mamoré e chegou a receber figuras ilustres, como “em julho de 1927, o escritor modernista, Mário de Andrade, que esteve na escola, durante visita feita a Porto Velho, e ao antigo município de Santo Antônio do Rio Madeira. No livro “O turista aprendiz”, ele elogia a elegância da professora que o recebera na ocasião”, conforme Montezuma Cruz em texto assinado no site do governo rondoniense. Outros fatos importantes foram a inauguração ocorrida em 1940 com a presença do presidente Getúlio Vargas, e em 1944 foi instalado ali o Território Federal do Guaporé. A “Barão” é a mais antiga escola em funcionamento em Rondônia, apesar de não ter sido a primeira pública, que foi “a Escola Mixta Municipal, criada em 1915”, conforme Antonio Cantanhede em “Achegas para a História de Porto Velho”.