Em uma cerimônia realizada na última quarta-feira (07/06), o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia homenageou a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, conferindo-lhe um diploma e uma medalha em reconhecimento ao trabalho realizado e a efetiva contribuição da Ordem rondoniense durante os 40 anos de existência do TCE-RO e do Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO).
Estavam presentes no encontro: Paulo Curi Neto, conselheiro presidente do TCE-RO, os conselheiros Wilber Coimbra e José Euler, o procurador-geral Adilson Moreira de Medeiros.
Durante o encontro, o presidente do TCE-RO, conselheiro Paulo Curi Neto, destacou a importância da OAB em suas instituições e o país como um todo. “Uma alegria recebê-lo aqui. Queremos destacar, presidente Márcio, que é de grande importância reconhecer a história da OAB na nossa instituição e nosso país. A OAB se notabiliza por ter grandes nomes e estar sempre presente. Homenagear a OAB é muito importante para nós”, declarou Paulo Curi Neto.
O conselheiro presidente ainda ressaltou o papel da OAB no cotidiano dos direitos fundamentais, um desafio constante considerando o prometido pela Constituição e o entregue pelo estado, além de elogiar o papel significativo que a OAB desempenha na manutenção do estado democrático de direito e a realização dos direitos fundamentais previstos na constituição.
“A gente sabe da importância que vocês emprestam para o estado democrático de direito para a boa aplicação da legislação, para a valorização das instituições, para a harmonia institucional e para a questão da realização dos direitos fundamentais que estão previstos na constituição”, concluiu o presidente do TCE-RO.
O presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira, enalteceu o trabalho do TCE-RO e a atuação da atual gestão como um elo transformador no estado. “Fico impressionado com o que vocês têm feito com o TCE-RO em Rondônia. Com a atual gestão, o TCE-RO se transformou num agente de transformação, inspirando condutas transformadoras. Isso é uma revolução”, disse Nogueira.
Ele também destacou a importância de preservar e avançar a relação da Ordem com o Tribunal. “A Ordem é feita de pessoas, e ao longo dos nossos 92 anos de história, temos nos colocado como uma realidade muito importante no cenário nacional. Temos uma missão importante de não permitir que esse cenário se diminua”, ressaltou o presidente da OAB-RO.
Nogueira se comprometeu a continuar enfrentando desafios em sua liderança para garantir que a Ordem continue a desempenhar seu papel crucial no estado de direito. “Essa é uma missão que resolvi enfrentar. Queremos preservar e avançar, e ter esse relacionamento com o TCE é crucial para isso”, afirmou o líder da advocacia rondoniense.
O presidente da OAB-RO agradeceu ao TCE-RO pelo reconhecimento e dedicou a homenagem à equipe de profissionais da Ordem. “Este reconhecimento pelos nossos 40 anos de história e pelos próximos 40 anos que virão, reflete a dimensão do papel da Corte no estado. Agradeço em nome de todos que fazem a OAB-RO”, concluiu Nogueira.