Cacoal/RO, 20 de junho de 2024 – 05:38
Search
Anuncie aqui
Search
20 de junho de 2024 – 05:38

‘Operação Caminhos Seguros’ combate a exploração sexual Infantil em Rondônia

Anuncie aqui

Com o objetivo de combater e prevenir a exploração e abuso sexual de crianças, o governo do estado iniciou no dia 8 de maio a “Operação Caminhos Seguros”. Uma  iniciativa crucial na luta contra esse tipo de crime. Alusiva à campanha “Maio Laranja”, a operação integra esforços de várias frentes para enfrentar esse grave problema social, reforçando o compromisso do governo de Rondônia em proteger garantir a segurança e o bem-estar da população infanto-juvenil.

Durante a operação que é conduzida pela Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEPCA), estão sendo revisados procedimentos antigos, esse processo envolve a análise detalhada de casos pendentes com o objetivo de decidir pela instauração de inquéritos policiais ou pelo arquivamento dos procedimentos, conforme o caso. Além disso, a operação prevê a instauração de novos inquéritos e a execução de mandados de prisão em aberto, relacionados ao crime de estupro de vulnerável.

 

PREVENÇÃO

Um dos pontos altos da operação é a realização de um ciclo de palestras em escolas de Porto Velho, organizado pela equipe psicossocial da DEPCA e composta por psicólogas e assistentes sociais. Essas palestras têm como objetivo, aumentar a conscientização sobre o combate à exploração e abuso sexual infantil, abordando diretamente crianças e adolescentes para incentivar conversas abertas e denúncias sobre a violência sexual, reconhecendo a importância de envolver os próprios jovens na discussão, tornando-os conscientes de seus direitos e dos recursos disponíveis para sua proteção.

“Ao promover palestras e diálogos nas escolas, estamos não apenas educando, mas também reforçando a atenção às crianças e adolescentes. Precisamos discutir a violência sexual com aqueles que são mais afetados por ela, para que saibam identificar e denunciar abusos,” afirmou a delegada Cheila Mara Bertoglio, representante da DEPCA.

 

AÇÕES

O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital, destaca a importância das ações do governo para o combate à violência infantil “Esta iniciativa demonstra que o combate à violência sexual infantil exige não apenas medidas punitivas, mas também um trabalho contínuo de prevenção e educação. A atuação conjunta das forças de segurança e dos profissionais de saúde mental e social, é essencial para construir um futuro onde todas as crianças possam crescer livres de medo e exploração”, citou.

 

DENUCIE

Denunciar crimes contra crianças e adolescentes é um ato de cidadania e responsabilidade que pode salvar vidas e proteger o futuro de milhares de jovens. A exploração e o abuso sexual são crimes graves que causam danos profundos e duradouros às vítimas, e é dever de todos agirem para combater essa violência.

Em Rondônia, os casos de crimes contra a criança e o adolescente podem ser feitos diretamente ao Conselho Tutelar, na Polícia Civil, pelo número 197 ou 190, da Polícia Militar em caso de flagrantes, ou diretamente na DEPCA no endereço: Av. Amazonas, 6781 – Escola de Polícia, Porto Velho, que funciona de 7h30 às 13h30 ou na Central de Registros de Ocorrências, endereço Rua Duque de Caxias, nº 1699, no Bairro São Cristóvão, em Porto Velho. Pode ser realizado ainda por meio da Delegacia Virtual através do link:  https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/   ou mesmo pelo disque 100 número nacional de denúncias. (sECOMro)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp