Cacoal/RO, 13 de junho de 2024 – 03:24
Search
Search
13 de junho de 2024 – 03:24

Pacientes serão atendidos com cirurgias de artroplastia de quadril pelo Governo de Rondônia

A cirurgia visa possibilitar o retorno da mobilidade e qualidade de vida do paciente

O Governo do Estado de Rondônia realizou o lançamento do pacote de cirurgias de artroplastia de quadril (prótese), uma ação executada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que tem como objetivo realizar 69 operações em pacientes das Macrorregiões I e II. Os procedimentos serão efetuados no Hospital Regional de Vilhena.

Segundo o cirurgião ortopédico, Altair Carvalho, a artrose de quadril ocorre quando o osso e a cartilagem são lesionados. A maioria dos pacientes que sofre desse desgaste não consegue realizar atividades simples, o que afeta sua mobilidade. Com a cirurgia de artroplastia total do quadril (também chamada de prótese total do quadril) é possível devolver a qualidade de vida e a redução de dores do paciente”, explicou.

PROGRAMAÇÃO

No dia 15 de abril, os pacientes da Macrorregião II que aguardam o procedimento serão transferidos para o Hospital Regional de Vilhena; e no dia 16, a equipe médica da unidade irá se deslocar até Porto Velho para avaliar os pacientes da macrorregião I. Serão realizadas também avaliações em pacientes internados no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, que aguardam pelo mesmo procedimento, assim, adiantando o processo cirúrgico. As datas para a cirurgia serão definidas após as avaliações realizadas.

De acordo com o titular da Sesau, Jefferson Rocha, o recurso para as cirurgias faz parte de um investimento do Governo do Estado, em conjunto com a emenda parlamentar do deputado Estadual, Ezequiel Neiva, que contempla a execução de cirurgias de quadril e melhorias em saúde no município de Vilhena.

MACRORREGIÃO I

Porto Velho; Candeias do Jamari; Itapuã do Oeste; Nova Mamoré; Guajará-Mirim; Buritis; Campo Novo de Rondônia; Cujubim; Monte Negro; Ariquemes; Alto Paraíso; Rio Crespo; Governador Jorge Teixeira; Machadinho d’Oeste; Vale do Anari; Jaru; Theobroma; Governador Jorge Teixeira; Urupá e Mirante da Serra.

MACRORREGIÃO II

Cacoal; Espigão d’Oeste; Ministro Andreazza; Pimenta Bueno; São Felipe d’Oeste; Alvorada do Oeste; Rolim de Moura; Santa Luzia d’Oeste; Alto Alegre dos Parecis; Novo Horizonte do Oeste; Castanheiras; Presidente Médici; Primavera de Rondônia e Parecis.

Fonte
Texto: Lara Lívia
Foto: Frank Nery
Secom – Governo de Rondônia

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp