Search
12 de dezembro de 2024 – 13:51

Planejamento Previdenciário: Como programar o melhor momento para sua aposentadoria?

O planejamento previdenciário vem sendo adotado cada vez mais pelos brasileiros que, independentemente da idade, acreditam que a aposentadoria é algo a ser pensado com antecedência.

É uma estratégia de análise das informações do contribuinte com o objetivo de determinar o melhor momento para solicitar e programar o pedido de aposentadoria.

A realização do planejamento previdenciário aos segurados do INSS, permite não apenas você saber qual o maior e melhor benefício do INSS a ser alcançado, mas principalmente a sua melhor aposentadoria e, em que momento pode ocorrer.

O valor do benefício de aposentadoria está diretamente ligado ao tempo de contribuição e ao salário de contribuição. Vale a pena lembrar que o cálculo do valor não é feito com base no salário mais recente, mas sim o cômputo das contribuições, que tenham sido efetuadas após 07/1994, até hoje, com isso os cálculos pode impactar a aposentadoria e podem reduzir o valor do benefício lá na frente.

São comuns as consultas após o segurado receber o seu primeiro pagamento de aposentadoria que o mesmo realizou a solicitação, sem ajuda especializada, e, em algumas situações observa-se que há erro nas informações do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), verbas trabalhistas reivindicadas e não incluídas, salário de contribuição inferior ao salário mínimo, vínculos abertos, além de outras inconsistências declaradas.

Quando isso ocorre, recomenda-se fazer as atualizações e solicitar que conste no sistema todas as informações corretas.

Importante destacar também, que vários benefícios exigem tempo de carência, antes que seja possível solicitá-los. Isso significa que é preciso comprovar um número mínimo de contribuições mensais antes de requerer auxílio por incapacidade temporária, por exemplo. O planejamento previdenciário pode esclarecer se você já cumpriu o tempo de carência e, caso não, criar uma estratégia para cumprir.

Além disso, se deixar de contribuir por um certo período, a qualidade de segurado pode ser perdida. O planejamento pode indicar se, depois de suspender as contribuições, o segurado (a) ainda tem a qualidade de segurado e, caso não, qual é a melhor estratégia para recuperá-la.

As mudanças na Legislação também é fator determinante para aumentar ou diminuir o valor do salário de benefício, o exemplo típico é direito adquirido antes da reforma de 13/11/2019 e após, com atenção aos períodos de transição, contagem de pontos, idade e tempo de contribuição.

O planejamento é um estudo minucioso de como e, quais valores, permitindo avaliação aprofundada sobre as reais possibilidades às quais o filiado tem direito, entendendo qual delas é a mais interessante para seus propósitos, quando se aposentar, com quanto irá se aposentar e quais valores poderá receber se antecipar a sua aposentadoria antes de atingir um valor mais alto.

O presente tem por objetivo despertar no leitor o interesse em se programar para ter um valor de benefício de aposentadoria ideal para suas necessidades, para isso planeja-se o presente para projetar a vida no futuro. Sempre com ajuda de um (a) advogado (a) especializado.

Advogadas:

  • Julinda da Silva
  • Greyce Kellen Romio
  • Luciana de Oliveira
  • Especialistas em Direito Previdenciário e Planejamento Previdenciário
  • Fone: 69 99293 – 0299
  • @julindadasilvaadvocacia
  • E-mail: [email protected]
  • Cacoal – RO

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp