Anuncie aqui
Anuncie aqui

PM/RO inova com inclusão de técnicas Mindfulness para fortalecimento da saúde mental

Ter foco no presente, sem interferências de expectativas futuras ou traumas do passado! Este é um dos principais objetivos do Mindfulness, uma técnica que está sendo apresentada aos policiais militares rondonienses e que faz com que o praticante consiga ignorar as distrações, pensamentos e sentimentos externos para intencionalmente sentir, ouvir e viver plenamente a ação presente.

Nesta semana, a capitã psicóloga Cláudia Cabral da Costa esteve no 4º Batalhão de Polícia Militar, em Cacoal, ministrando a oficina de Mindfulness. Durante toda a manhã de quinta-feira (12), policiais militares do 4ºBPM puderam conhecer melhor e praticar a técnica da “Atenção Plena”, que são basicamente atividades que conectam ação e pensamento.

“Considerando que o policial militar é um dos profissionais mais estressados, e que a principal fonte de estresse são os relacionamentos interpessoais, a meditação da atenção plena é uma ferramenta para auxiliar o policial militar a gerenciar o estresse, prevenir adoecimento mental, bem como aumentar a qualidade de vida”, explica a capitã sobre o Mindfulness.

A capitã psicóloga Márcia Francisca da Costa Nascimento também participou da oficina em Cacoal e destacou a importância da técnica dentro do âmbito militar.

“O Mindfulness tem sido um excelente instrumento, com comprovação científica, para manejo do estresse, ansiedade, depressão, insônia, dores crônicas, entre outros benefícios. E é uma técnica que pode ser utilizada pelo policial militar para melhora significativa na sua saúde mental”, considera a capitã.

Durante a carreira, é frequente que policiais militares estejam expostos a inúmeros fatores de estresse e vários estudos mostram os efeitos positivos da prática regular de Mindfulness no enfrentamento desse problema por esses profissionais, efeitos que se estendem também à corporação militar uma vez que a prática desta técnica melhora as competências socioemocionais de conhecer, conviver, trabalhar e ser, o que faz com que o profissional perceba melhor o ambiente à sua volta, contribuindo para um clima organizacional mais saudável e empático.

“O Mindfulness aplicado à Polícia Militar de Rondônia é uma ação bastante inovadora, pela qual visa a redução do estresse e da ansiedade, problemas atuais que afetam um grande número de policiais militares. Esse treinamento certamente acrescentou muito tanto na vida profissional, como pessoal, tornando-nos melhores pessoas e melhores policiais militares para servir e proteger a população. O treinamento foi bastante válido e uma experiência singular”, ressalta o 2º Sargento PM Thiago Gregório, que também participou da oficina.

Desde que ingressou no quadro de oficiais da Polícia Militar de Rondônia, como psicóloga, a capitã Cláudia aplica a técnica que deve se expandir a todos os batalhões. “Na minha prática, enquanto oficial de saúde do Centro de Ensino da PMRO, considero que a meditação da atenção plena tem sido um recurso muito prático e acessível para promover a saúde mental, preparando os policiais para os desafios da carreira. Sempre que aplico essa técnica, a tropa é receptiva, gosta dos resultados imediatos e percebem os benefícios”, finalizou a capitã psicóloga que realizou ainda uma oficina voltada para  psicólogas da Polícia Militar,  capitãs Márcia e Josélia, do 4ºBPM e Daiana, do 3ºBPM, que também devem repassar a técnica dentro do âmbito militar.

(Texto: Giliane Perin – Fotos: Giliane Perin / Sgt PM Carliane – Secom – Governo de Rondônia )

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp