A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Cacoal (SEMICT), através do seu secretário, Elizeu Dias dos Santos, informou nesta sexta-feira que o município está retomando a parceria com Associação de Crédito Cidadão de Rondônia (ACRECID), entidade conhecida como Banco do Povo, e que tem como objetivo oferecer crédito a micro e pequenos empreendedores. Essa parceria vai permitir a obtenção de empréstimos a juros baixos àqueles que querem empreender, seja em agroindústria ou pequenos negócios formais ou informais.
De acordo com Elizeu Dias, o Banco do Povo é um dos principais instrumentos com quem a SEMICT conta em sua busca por fomentar a economia e os negócios em Cacoal. Nesse contexto, a retomada da parceria com o Banco do Povo tem como finalidade dar à população acesso a mais uma alternativa na obtenção de financiamentos para seus projetos. A captação de crédito pelos micro e pequenos empreendedores, segundo ele, podem transformar ideias e sonhos em negócios reais e gerar renda e empregos diretos e indiretos à população.
O titular da SEMICT afirmou que o prefeito Adailton Fúria defende uma política desenvolvimentista e sua gestão trabalha sempre com o objetivo de criar condições uma ambiente farovável para os engócios. O prefeito valoriza tanto empreendedores urbanos, quanto rurais, e vê na agroindústria um dos motores para o crescimento de Cacoal.
A parceria com o Banco do Povo levou em conta que essa instituição aprova crédito entre 300 reais a 30 mil reais, com juros baixos e pede do tomador do empréstimo somente a comprovação da atividade que exerce e apresente os documentos essenciais. O banco libera créditos inclusive para negócios informais.
“A SEMICT decidiu pela retomada da parceria com o Banco do Povo por sua tradição e credibilidade e por este ter sido parceiro do município há vários anos. Desde terça-feira um servidor, contratado pelo Banco do Povo, está em Porto Velho recebendo treinamento.
O prefeito Adailton Fúria quer que a SEMICT incentive os produtores rurais a buscarem acesso a essas linhas de créditos, com a maior eficiência possível, o que lhes permitirá investir na agroindústria familiar e agregar valor à sua produção, seja ela proveniente da agricultura ou da pecuária.
O presidente do Banco do Povo, Manoel Cipriano do Nascimento, mais conhecido como Manoel Serra, afirmou que a instituição atua oferecendo microcrédito em Rondônia há mais de 20 anos em Rondônia e ao longo desse período já aprovou mais de 30 milhões em operações de crédito, liberando milhões de reais na economia em vários municípios.
Manoel Serra afirma que conhece bem a realidade e o potencial econômico de Cacoal, município onde ele residiu por mais de 25 anos e participou de sua história como presidente da Associação Comercial e Industrial de Cacoal (ACIC) e também foi um dos diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), além de sua contribuição como cidadão e como empresário.
Manoel Serra ressalta que o principal objetivo do Banco do Povo é conceder crédito ágil, acessível e adequado para pequenos empreendedores, urbanos e rurais, e ressalta que mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o Banco do Povo de Rondônia tem contribuído para a geração de mais de 70 mil empregos diretos e indiretos.
O Banco do Povo, segundo ele, trabalha em parceria com várias instituições, dentre elas, o governo do Estado de Rondônia, Federações, Sindicatos, SEBRAE, Prefeituras, Associações Comerciais e a EMATER.
“É muito prático ser atendido pelo Banco do Povo. Não precisa abrir conta, ter saldo médio, adquirir cotas, ou outros produtos. O interessado precisa apenas comprovar sua atividade econômica, seja ela formal ou informal. O banco do povo conta com atendimento online para simular o crédito tudo de forma rápida e prática”, afirmou Manoel Serra.
Para mais informações, visite a SEMICT na Avenida Amazonas, 2236 ou ligue no (69) 3441-8378