A presença feminina no Poder Legislativo de Cacoal tem sido muito discutida, nos últimos quatro anos, em razão de não haver nenhuma mulher ocupando uma das 12 cadeiras da Câmara Municipal. Entretanto, esta realidade pode ser diferente, a partir de janeiro, visto que muitas mulheres com grande capacidade para o mandato municipal anunciam que vão participar da disputa, com o objetivo de mudar a realidade e garantir um toque feminino entre os legisladores da Capital do Café e também a participação de representantes da educação. Esta semana, a professora Rita Leandro pedirá seu afastamento da sala de aula, conforme prevê a legislação eleitoral, para participar das eleições de outubro.
Com graduação em Matemática, pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior, a professora Rita tem um histórico de lutas em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras da rede pública estadual de educação, nos quase 20 anos de atuação em sala de aula. Nos últimos anos, ela esteve entre as principais responsáveis pelos índices de qualidade de ensino na Escola Honorina Lucas de Brito, em Cacoal, que figura em primeiro lugar entre as escolas de 6º ao 9º, na área de Matemática, segundo os dados oficiais do SAERO, o Sistema de Avaliação do Ensino de Rondônia, além de ter obtido os melhores resultados nas avaliações do IDEB, realizado pelo Ministério da Educação em todas as escolas brasileiras. Ela também faz parte da comissão que tem a atribuição de revisar e elaborar novas propostas para o Plano Decenal da educação do município de Cacoal. Filha de trabalhadores da agricultura familiar, Rita Leandro é mestranda em Matemática Pura e Aplicada, pela Universidade Federal de Rondônia, encontrando-se na fase final do curso.
Na luta sindical, em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, e também do ensino público de qualidade, ela tem atuação marcante no Sindicato dos Trabalhadores da categoria, SINTERO, tendo sido Diretora Regional em Cacoal, entre 2018 e 2022, período em que teve uma gestão voltada para a transparência, seriedade e respeito pelos sindicalizados. Com boa experiência no setor público e diversos segmentos sociais, ela pretende, caso tenha sua candidatura confirmada nas convenções partidárias do Partido dos Trabalhadores, fazer uma campanha propositiva, e tem como objetivo discutir com os setores da sociedade sobre a implantação de um mandato coletivo, no qual as ideias e propostas são discutidas com os representantes de cada movimento social e apresentadas em forma de projeto no Poder Legislativo. A modalidade de mandato coletivo tem apresentado resultados muito positivos em diversos municípios brasileiros.
Certamente haverá outras mulheres candidatas a vereadoras nas eleições municipais em Cacoal, mas é necessário destacar que a professora Rita Leandro possui um perfil que garante aos eleitores a qualidade que um mandato municipal requer, em função de sua boa formação técnica e política adquirida em muitos anos de estudos e preparação, como professora do ensino básico da rede estadual e nos movimentos sociais. O pedido de afastamento da função de professora encaminhado por ela esta semana à Coordenação Regional de Ensino de Cacoal significa que ela realmente está decidia a mudar um pouco os destinos políticos do município e que terá uma participação de destaque na campanha eleitoral que inicia no mês de agosto.
Fonte: (ASSESSORIA)