Com os 75 mil reais pagos ao show do Regis Danese, em comemoração ao aniversário de 44 anos de Cacoal, daria pra contratar 10 shows musicais, e outros 10 espetáculos de dança e teatro de artistas locais.
O dinheiro dos nossos impostos ficaria com a nossa gente, movimentaria a nossa economia, desde costureiras fazendo figurino, a músicos, técnicos de som, iluminação, etc. Gente da gente, que gastaria essa grana comprando roupas nas lojas, comendo em nossos restaurantes, e não fazendo um show de 2 horas e levando o dinheiro público embora para fora da cidade.
Ao invés de um dia de show, daria para fazer o mês inteiro de programação, envolvendo escolas, alunos e professores que passaram um período de deserto na educação, isolados e com muito menos acesso a cultura.
Shows do Gospel ao Hip Hop pois a cidade respira, Cacoal é plural.
A Fundação Cultural de Cacoal, sempre foi uma promotora de eventos da prefeitura, ao invés de fomentar políticas culturais, e contribuir no desenvolvimento de nossos artistas, é tanto, que hoje, o presidente da Funccal exerce também a função de mestre de cerimônia oficial do executivo.
Mas quanto vale realmente um artista de Cacoal?
Eu respondo!
Só neste ano de 2021, os artistas de Cacoal valem aproximadamente 1 milhão de reais.
Na verdade, valeriam, se o executivo de Cacoal, colocasse em prática a lei 2.991/12 que destina 0,5% da receita líquida, para o fundo municipal da cultura, no qual a prefeitura está em débito com o setor cultural desde 2012.
E o dinheiro destinado para este fundo todo ano, seria exclusivamente utilizado para fomentar e apoiar artistas de nossa cidade.
Imaginem senhoras e senhores, todo ano, os artistas de Cacoal tendo recursos para realizarem seus espetáculos de dança, de teatro, gravarem seus cds, dvds, documentários, filmes, exposição de fotos.
Eu sempre falo, que a discussão política em nosso município é muito rasa…
Por muitas vezes escutamos os nossos políticos dizendo que o espaço beira-rio esta parado, e não tem serventia alguma. Agora, irão transferir a prefeitura para um espaço que tem como função a cultura, o turismo, o esporte e o lazer.
E este espaço deveria ser ocupado pelos nossos artistas, com seus shows, espetáculos e exposições, falta ao executivo municipal, através da Fundação Cultural de Cacoal fazer o que é seu dever, e destinar os recursos do fundo para os nossos artistas por direito.
O dinheiro público, até quando usado para festas e comemorações, deve ter como centro a população.
(Por Danilo Degra)