HomeUncategorizedQuarteto ofensivo da Seleção contra Camarões é o mais jovem desde a...

Quarteto ofensivo da Seleção contra Camarões é o mais jovem desde a era Pelé

Date:

Related stories

Barcelona lança camisa inspirada em noite mágica de Ronaldinho; veja fotos

O Barcelona lançou seu quarto uniforme da temporada 2025/26. Com...

Desafio Liga Jovem: Rondônia anuncia os representantes na etapa nacional

Projetos de estudantes do Ensino Médio, Técnico, profissional e...

Cacoal: Village do Sol recebe investimentos com apoio de Cirone

O bairro será contemplado com a construção de uma...

Quando o Brasil joga de novo? Veja calendário da Seleção até a Copa

A Seleção Brasileira terá apenas mais dois jogos antes da convocação...
spot_imgspot_img

Rodrygo, Antony, Gabriel Jesus e Martinelli têm média de 22,9 anos de idade, uma das menores do Brasil na história da Copa do Mundo, superada só pela de campeões em 1958 e a geração de 1934

O quarteto ofensivo do Brasil que começa o jogo contra Camarões nesta sexta-feira, no Estádio Lusail, é o mais jovem da história da Seleção em mais de 60 anos de Copas do Mundo. A média de idade é de apenas 22,9 anos.

Dos quatro, três nasceram neste século: Rodrygo (9 de janeiro de 2001), Antony (24 de fevereiro de 2000) e Gabriel Martinelli (18 de junho de 2001), o caçula nesta Copa. Gabriel Jesus nasceu em 3 de abril de 1997.

A geração de 2022 contra Camarões ficou atrás da turma de 1958. Naquela edição, o Brasil que entrou em campo nas quartas de final contra País de Gales tinha na frente Garrincha, Mazzola, Zagallo e Pelé.

Eles tinham na época média de idade de 22,2 anos, aproximadamente — muito por conta dos 17 anos e oito meses de Pelé, em sua estreia. Zagallo era o mais velho, perto de completar 26.

O Brasil campeão da Copa do Mundo de 1958: Vavá jogou no lugar de Mazzola na final contra a Suécia — Foto: Acervo/ Getty Images

O Brasil campeão da Copa do Mundo de 1958: Vavá jogou no lugar de Mazzola na final contra a Suécia — Foto: Acervo/ Getty Images

 

Idade do quarteto ofensivo do Brasil em 1958

Jogo
Copa
Jogador
Idade na época

Brasil x País de Gales
1958
Garrincha
24 anos e sete meses completos

Brasil x País de Gales
1958
Mazzola
19 anos e 10 meses completos

Brasil x País de Gales
1958
Pelé
17 anos e sete meses completos

Brasil x País de Gales
1958
Zagallo
26 anos e 10 meses completos

Fonte: ge.globo

Idade do quarteto ofensivo em 2022

Jogo
Copa
Jogador
Idade

Brasil x Camarões
2022
Rodrygo
21 anos e 10 meses completos

Brasil x Camarões
2022
Antony
22 anos e nove meses completos

Brasil x Camarões
2022
Gabriel Jesus
25 anos e sete meses completos

Brasil x Camarões
2022
Gabriel Martinelli
21 anos e cinco meses completos

Fonte: ge.globo

Analisando toda a história do Brasil no torneio, esse quarteto de 2022 só é mais velho do que o de 1958 e outro de 1934. No único jogo da Seleção, pelas oitavas de final contra a Espanha, Waldemar de Brito, Leônidas, Armandinho e Patesko tinham, em média, 22,1 anos.

Como o Brasil jogava na tática WM, com cinco jogadores mais adiantados, a conta poderia incluir o ponta-direito Luisinho, que tinha na época 23 anos e dois meses de idade. A média sobe para 22,6 anos.

O levantamento do ge se baseou nas escalações da seleção brasileira nos 112 jogos em Copas do Mundo (incluindo o desta sexta). Nem sempre o time tinha um quarteto ofensivo bem definido, então foi necessário escolher os quatro jogadores mais avançados no campo.

Aos 25 anos, Gabriel Jesus é o atacante mais veterano entre os titulares contra Camarões — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Aos 25 anos, Gabriel Jesus é o atacante mais veterano entre os titulares contra Camarões — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Curiosamente, a média de idade de toda a seleção brasileira nesta Copa é de 28,4 anos, uma das maiores na história do torneio. Só é menor do que a da edição de 2010, na África do Sul (29,3 anos).

Já classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo, o Brasil só precisa de um empate nesta sexta-feira com Camarões para garantir o primeiro lugar do Grupo G. Caso assegure essa posição, o próximo compromisso será na segunda-feira, contra o segundo colocado do Grupo H, que pode ser Gana, Coreia do Sul ou Uruguai.

(ge)

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here