Cacoal/RO, 20 de maio de 2024 – 08:44
Search
Search
20 de maio de 2024 – 08:44

RO é Agro: equipamentos e recuperação de estradas estimulam agricultura no estado

A zona rural de diversos municípios foi beneficiada

Equipamentos e recuperação de estradas estimulam agricultura (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO)

Antes dos primeiros raios de sol iluminarem o horizonte, homens e mulheres do campo já estão de pé, para começar o dia de trabalho. Tirar leite, cuidar do gado e da lavoura são alguns dos serviços comuns na agricultura. Para contribuir com o setor, ações dos deputados estaduais promoveram a compra de equipamentos agrícolas, a recuperação de estradas e a construção de pontes.

A rotina do produtor Danúbio Siqueira de Oliveira, de 38 anos, começa às 4h. Casado, com dois filhos, de 10 e 6 anos, Danúbio começa o dia na ordenha manual do leite. Ele é o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Canaã e Raio de Sol (Asprocan), localizada na Linha C-19 de Ariquemes.

A associação atende 120 produtores e recebeu uma balança, uma carreta agrícola, um perfurador de solo e um pulverizador, por meio de emenda parlamentar do deputado Alex Redano (Republicanos). “Produzimos de 5 a 6 mil litros de leite diariamente. Esses equipamentos nos ajudam muito”, ressaltou Danúbio.

Carreta agrícola contribui com serviços na associação (Foto: Asprocan/Divulgação)

A Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Américo Ventura (Aprav), em Cujubim, tem o abacaxi como principal produção, e atende em torno de 50 famílias entre associados e não sócios. A entidade foi beneficiada com implementos agrícolas destinados por ações de deputados estaduais e federais.

Recentemente, recebeu calcário por meio de emenda do deputado Alan Queiroz (Podemos). A Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Novo Mundo, também na zona rural de Cujubim, recebeu um pulverizador e um distribuidor de calcário, por intermédio de emenda do parlamentar Marcelo Cruz (PRTB).

A Associação Novo Mundo produz leite e café. Além de implementos, a zona rural de Cujubim e Machadinho do Oeste recebeu serviços de recuperação de estradas e construção de pontes. As obras foram providenciadas por ações dos deputados Pedro Fernandes (PRD) e Ezequiel Neiva (União Brasil).

“O trabalho, que antes era feito manual, agora é mecanizado. A economia de tempo é muito grande. Os equipamentos ajudam muito o trabalho do homem do campo. A construção de pontes e a recuperação das estradas também nos ajudam a escoar a produção”, explicou o presidente da associação Novo Mundo, Lindomarcio Albino de Lima.

Construção de pontes colabora no escoamento da produção (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO)

Rondônia Rural Show Internacional

A 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional acontece entre os dias 20 e 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. Com o tema “Agricultura da Amazônia”, o evento é promovido pelo governo do estado. Em 2023, com o tema “Tecnologias Sustentáveis”, a 10ª edição da feira bateu recorde em volume de negócios, alcançando R$ 3,5 bilhões em movimentação econômica.

De acordo com o governo, a Rondônia Rural Show se consolidou como a maior feira do agronegócio da região Norte. Em virtude da importância do evento, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) transfere, nesse período, a sede do Poder Legislativo para Ji-Paraná. A sessão itinerante acontece no dia 23 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack.

Série “RO é Agro”

As matérias da série “RO é Agro” estão sendo veiculadas no Portal da Alero e os vídeos serão disponibilizados no canal da TV Assembleia, 7.2, e ainda no YouTube. Além disso, as imagens produzidas serão apresentadas no estande da Casa de Leis, durante a realização da 11ª Rondônia Rural Show Internacional.  

Texto: Eliete Marques I Secom ALE/RO

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp