Search
12 de dezembro de 2024 – 07:50

Romeu Moreira confirma a inclusão das cooperativas indígenas nas Políticas Públicas Municipais voltadas à cacauicultura

Coordenador do Movimento Pró Cacau, o vereador Romeu Moreira propôs uma reunião com as cooperativas indígenas de Cacoal, que foi realizada nesta semana, no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri). Participaram da reunião, representantes das cooperativas COOPSUR- Cooperativa Suruí de Desenvolvimento Agroflorestal Sustentável, Anderson Suruí, da COOPAITER – Cooperativa de Produção e Desenvolvimento do Povo Paiter Suruí, Ricardo do Prado, e Cooperativa Indígena Garah Itxa do Povo Paiter Suruí, Celso Suruí.

Também estiveram presentes à reunião o secretário municipal de Agricultura e membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Alcide Zacarias, a técnica de campo do SENAR, Raquel Feitosa Costa, o mobilizador do SENAR e representante dos produtores rurais de Cacoal, Valcimar Gomes, e o gerente administrativo e atendimento da agência do Banco Basa de Cacoal, Horácio Pedro de Alcântara.

“Na pauta deste encontro estavam a implantação de três unidades demonstrativas de cacau, no sistema agroflorestal, na terra indígena 7 de Setembro e a distribuição de mudas de cacau clonal para os produtores indígenas de Cacoal por meio das cooperativas indígenas”, explicou o vereador Romeu Moreira, que propôs a reunião.

Além de agradecer a presença de todos, Romeu falou sobre as ações que estão sendo desenvolvidas por meio do Movimento Pró Cacau para fortalecer a cacauicultora em Cacoal e exaltou a parceria com as demais entidades que compõem o Movimento sendo: elas a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri RO), a Semagri, a Emater, o Instituto Federal de Rondônia (IFRO/Campus de CAACOAL), o Sebrae, o Senar a Funai e o Sindicato de Produtores Rurais, além de outros parceiros.

“Falamos sobre a deliberação e aprovação, por parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, do recurso oriundo do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural. O objetivo é a implantação de oito unidades demonstrativas da cultura do cacau, sendo cinco destas unidades no sistema pleno sol para a zona rural e três unidades no sistema agroflorestal para as comunidades indígenas de Cacoal, ficando disponibilizadas uma unidade para cada cooperativa indígena”, detalhou o vereador.

 

Cada unidade terá uma área de meio hectare e caberá à Semagri realizar um investimento no valor de R $6.000,00 (seis mil reais) para a aquisição de mudas e insumos. Além disso, a Secretaria Municipal de Agricultura oferecerá todo o apoio técnico, logístico e maquinários em suporte às unidades. Segundo Romeu, ficou acordado também durante o Conselho Rural, que esta ação buscará apoio e a parceria da Emater e também do Senar em relação a prestação de assistência técnica in loco em cada uma das unidades.

Após questionamento feito pela técnica de campo do Senar, Raquel Feitosa, o secretário municipal de Agricultura, Alcides Zacarias, destacou também a parceria com o IFRO na realização de análises de solo para os produtores de cacau. Serão realizadas um total de 25 análises semanais, 100 mensais, totalizando 1.000 análises durante todo o ano. “Os processos administrativos estão em andamento e a secretaria se coloca à disposição para colaborar no que for necessário”, garantiu o secretário.

Ainda durante a reunião, o vereador Romeu Moreira falou também sobre o recurso no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), disponibilizado pelo Estado ao município de Cacoal, por meio de emenda parlamentar do deputado Cirone Deiró. “O recurso tem como objetivo a aquisição e distribuição de mudas de cacau clonal aos agricultores de nosso município sendo que, deste montante, 30% será destinado a atender os agricultores indígenas por meio de suas cooperativas, ficando aprovado 10% para cada cooperativa”, explicou o vereador.

Os representantes das cooperativas presentes na reunião agradeceram a todos pela inclusão das comunidades indígenas nas políticas públicas municipais para a agricultura familiar indígena. Ressaltaram ainda a importância destes projetos para o povo Paiter Suruí e comprometeram-se a protocolar, junto a Semagri, os ofícios necessários para a formalização da adesão aos projetos tratados durante o encontro. (Assessoria)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp