A AMEC, autarquia de esportes de Cacoal, tem tudo preparado para as grandes decisões do Ruralzão 2022, nas duas categorias, Prata e Ouro, que acontecem neste sábado, dia 11, a partir das 16hs.
O campeonato Ruralzão, edição de 2022, foi em toda a sua história, desde 1983, o mais conturbado. Muitos recursos foram impetrados, e cada recurso, era mais uma demora para se chegar ao seu final.
O campeonato foi sendo dificultado, porque mudanças na sua essência, provocados principalmente pela evasão rural. Times tradicionais, deixaram de existir em certas linhas, devido a saída de jovens para a cidade, para trabalhar ou para estudar.
Um dos recursos que estão usando é a formação de combinados, como ocorreu neste ano, Juventude da Linha 6 e Rodovia do Café. Carajás e União Capixaba, da Linha 14. Mas é clara a diminuição, ano a ano, de equipes participando, incluindo os altos custos.
Uma das causas que tem criado problemas e provocado recursos é a questão do atleta morar na área rural, mas trabalhar ou estudar na cidade. Há necessidade de mudar o regulamento, adequando a participação. Mas esse é só um exemplo de tantos outros. Uma necessidade: A continuação do Ruralzão Masculino, do Ruralzão Feminino, da Taça Padre Ezequiel Ramin.
Lembrando que o Ruralzão foi iniciado no ano de 1983, pelo professor Adão Wenzel do Nascimento, que lamenta não poder marcar presença, por estar em recuperação de saúde, em Jandaia-Pr.
A Amec assumiu o compromisso junto ao professor Adão, de inserir o Ruralzão no calendário de eventos esportivos e vem realizando há muitos anos. Agora, neste sábado, vai realizar as duas finais do campeonato Ruralzão de 2022, no Estádio Aglair Tonelli Nogueira, com início da primeira partida, às 16 horas.
AS FINAIS
O Corinhtians também está na decisão da Categoria Prata
CATEGORIA PRATA: Carajás-União Capixaba x Corinthians
Conforme relatório fornecido pelo coordenador da competição, Júlio Cesar Baioco, pela Categoria Prata, a equipe do combinado Carajás/União capixaba venceu 03 partidas, empatou 02 e teve só 01 derrota na competição, marcando 10 gols e sofrendo 05, vai decidir o título com a equipe do Corinthians da Linha 13 que venceu 04 partidas, empatou 01 e teve 01 derrota na competição, marcou 13 gols e sofreu 10 gols.
O Campeonato Ruralzão de 2022, Categoria Prata teve início no dia 08 de outubro, com a participação de 12 equipes.
Foram 24 partidas, com a partida final totalizará 25 jogos na competição e até o momento foram marcados 65 gols, 65 cartões amarelos, 03 cartões vermelhos. 264 atletas participantes. 40 membros das comissões técnicas, em um total de 304 pessoas envolvidas.
ARTILHEIROS
Até a partida final, Lucas José, da equipe Brasilzinho, da Linha 10 e Fabrício, do Corinthians da Linha 13, dividem a artilharia com 05 gols, seguidos de Diemes, do Carajás/ União 04 gols, Maycom, do Corinthians e Weslen, do Carajas/União, com 03 gols.
CATEGORIA OURO: Juventude-Rodovia do Café x Corinthians
O Corithians da Linha 13 tenta o bi-campeonato uma vez que foi campeão em 2021
A equipe Juventude-Rodovia do Café, que é um combinado entre as equipes Juventude da Linha 6 e a equipe Rodovia do Café, até o momento venceu 05 partidas, empatou 01, marcou 11 gols e sofreu 02.
A equipe Corinthians, da Linha 13, que tenta o 11° titulo do Ruralzão neste campeonato de 2022, venceu 05 partidas e empatou 01, marcando 23 gols e sofrendo 07 gols.
A Categoria Ouro também teve início no dia 08 de outubro e também com a participação de 12 equipes.
Já jogaram 24 partidas, e com a final, completam 25 jogos na competição. Até o momento foram marcados 80 gols, 128 cartões amarelos, 16 cartões vermelhos. 231 atletas participantes e 40 membros da comissão técnica, em um total de 271 pessoas envolvidas.
ARTILHEIROS
France Marques, Ronismar, Rafael Bosso (Corinthians) e Igor Tetslaf (Juventude), com 05 gols, cada brigam pela artilharia neste jogo.
(Da Redação com informes de Júlio Cesar Baioco e Isabel)