O Ruralzão teve sua primeira edição realizada em 1983, através do professor Adão Wenzel do Nascimento
Em 2023 o Juventude da Linha 6 conquistou o bicampeonato pela Categoria Ouro – Foto: Arquivo
O tradicional Campeonato Ruralzão que foi idealizado pelo professor Adão Wenzel do Nascimento em 1983 quando aconteceu a primeira edição e posteriormente foi assumido pela Amec (Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal), neste ano de 2024, vai começar neste sábado, dia 6 de abril, com coordenação do professor Julio Cesar Baioco.
Extraindo dos banners da única informação prestada pelo setor de divulgação de eventos da Amec nas redes sociais ligadas ao esporte cacoalense, a primeira rodada do campeonato dedicado ao homem do campo, inicia neste sábado, 6, e termina no domingo, dia 7.
23 equipes participam da competição, sendo 11 na categoria Prata (Aspirantes) e 12 na categoria Ouro (Titulares). A Categoria Ouro ficou dividida em quatro grupos de três equipes.
No grupo A:
Juventude (Linha 6)
Barcelona (Linha 8)
Democrata (Linha 10.
Grupo B:
Sport Club 21
Laranjeiras (Linha 9)
Barreiros (Linha 11).
Grupo C:
Corinthians (Linha 13)
Nova União (Linha 10)
Brasilzinho (Linha 10).
Grupo D:
Flamengo (Linha 10)
Chapecoense (Linha 9)
Carajás (Linha 14).
PRIMEIRA RODADA
Amanhã, sábado:
Barcelona x Democrata, às 15:45, no campo do Barcelona, pela Categoria Ouro.
Nova União x Brasilzinho, no campo do Nova União, na Linha 10, com início às 14hs, categoria Prata e Ouro.
Chapecoense x Carajás, às 14hs, no campo da Chapecoense, na Linha 9, Prata e Ouro.
Domingo, dia7:
Barreiros x Laranjeiras, no campo do Barreiros, na Linha 11, com jogos da Prata e Ouro, a partir das 14hs.
O Corinthians da Linha 13, que conquistou o 4º título pela Categoria Prata em 2023, a exemplo da equipe da Categoria Ouro, não atua na primeira rodada – Foto: Arquivo
ARBITRAGEM
Para se ter uma ideia de como é dificil organizar uma competição, para escolher a equipe de arbitragem para apitar os jogos do Ruralzão, a Amec, teve de promover um certame licitatório e uma empresa de arbitragem de Porto Velho foi a vencedora. Isso quer dizer que é possível que todos os árbitros podem vir da capital para fazer a arbitragem dos jogos do Ruralzão que começa amanhã. E assim, todos os árbitros de Cacoal, vão ficar ausentes do tradicional campeonato, a não ser que sejam contratados pela empresa vencedora da licitação. São coisas da Lei de Licitação.
AUSENTE
O professor Adão Wenzel do Nascimento que iniciou o Ruralzão em 1983 e que também criou a Taça Padre Ezequiel Ramin e o Ruralzão Feminino entre tantos outros eventos esportivos em Cacoal, continua no Paraná cuidando de sua saúde.
Adão diz lamentar muito não poder estar presente na abertura, mas transmite o desejo de que seja um campeonato saudável, que seja como foi planejado desde seu início, com a finalidade única de proporcionar o esporte sadio aos moradores da área rural. “Um ótimo campeonato a todos os participantes”, finalizou.
Da Redação