Cacoal/RO, 28 de fevereiro de 2024 – 07:49
Search
Search
28 de fevereiro de 2024 – 07:49

Sebrae Rondônia apresenta melhores práticas do Programa de Integridade Corporativa e LGPD para equipe de Compliance da Fiero

Na tarde da última sexta-feira (02/02), na sede do Sebrae em Rondônia, a equipe de Compliance e Controle Interno da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), através dos técnicos Raimunda Queiroz e Arthur Fagundes, realizaram uma visita benchmarking para conhecer as boas práticas do Programa de Integridade Corporativa e Programa de Adequação de Privacidade de Dados – LGPD. Junto à equipe da Unidade de Riscos e Compliance, o gerente Samir Valle e a assessora Luzia Oliveira apresentaram o conteúdo pertinente aos temas.

O Programa de Integridade Corporativa do Sistema Sebrae possui ao todo 11 pilares, sendo Suporte a Alta Administração, Políticas e Procedimentos, Código de Ética, Análise de Riscos, Controles Internos, Planos de ação, Ouvidoria, Investigações Internas, Due Diligence, Comunicação e Treinamento e Monitoramento. Já em relação ao Programa de Governança de Dados e Privacidade o Sebrae apresenta cinco fases: Preparação, Organização, Implementação, Governança e Análise de Melhorias, com um total de 38 marcos críticos.

De uma forma geral, o gerente Samir Valle apresentou o conceito e a forma de atuação do Sebrae em Rondônia em cada pilar do Programa de Integridade, através de ações e atividades em que a Unidade de Riscos e Compliance desempenha no decorrer do ano, em consonância com as demais unidades da estrutura organizacional. Ações em destaque são as oficinas de riscos realizadas com intuito de identificar, tratar e estabelecer planos de ação a fim de mitigar e reduzir os riscos operacionais inerentes aos diversos processos.

Ademais, foi apresentado o sistema de processos eletrônicos SE Suite o qual foi um “divisor de águas” desde a sua implantação até o momento. Também ganharam destaque as ações de testes de compliance que são realizadas nos processos internos a fim de fortalecer o ambiente de controle.

Também foram apresentadas as práticas de capacitação, endomarketing e eventos realizados pela Unidade e que proporcionam um fortalecimento do pilar “Comunicação e Treinamento”. Por fim, foi apresentado o Programa de Governança e Privacidade de Dados enfatizando as cinco fases e seus 38 marcos críticos e a forma como o Sebrae em Rondônia atua em consonância com as boas práticas do Sistema Sebrae para adequação da LGPD.

“Agradecemos a oportunidade e receptividade dos Diretores e equipe da Gerência de Integridade do Sebrae RO. As trocas de experiências desempenham um papel fundamental no fortalecimento da cultura do compliance entre Sebrae e Fiero/Sesi/Senai/IEL. Ao compartilhar conhecimentos e boas práticas entre as diferentes entidades que compõem o sistema, é possível criar um ambiente de aprendizado contínuo e aprimoramento mútuo”, destacou Raimunda Queiroz.

Para Arthur Fagundes, a natureza diversificada das atividades desenvolvidas pelo Sistema S demanda a adaptação de políticas de compliance às especificidades de cada instituição. “A troca de experiências com a Gerência de Integridade do Sebrae RO permite que desafios e soluções enfrentados por uma entidade sejam compartilhados com outras, promovendo uma abordagem colaborativa na busca pela conformidade legal e ética”, pontuou.

“Ações como essas fortalecem ainda mais o networking e o alinhamento de boas práticas com os parceiros institucionais que inclusive é uma entidade que faz parte do nosso Conselho Deliberativo, garantindo assim melhores resultados e principalmente transparência para com a sociedade”, ressaltou Samir Valle.

Por sua vez, a assessora Luzia Nunes de Oliveira ressaltou a importância da participação e do apoio da alta administração com a equipe de compliance “para que se possa obter sucesso eficaz no processo de implementação e adequação. Sem isso, fica difícil obter progressos positivos”, concluiu.

Em resumo, a visita de Benchmarking realizada à unidade do Sebrae RO foi avaliada como essencial para o fortalecimento da cultura do compliance, promovendo a eficácia das políticas, a mitigação de riscos e a construção de uma reputação sólida baseada em padrões éticos elevados para ambas as instituições.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta acessar o site www.sebrae.ro ou ligar gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acessar o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp