O Turismo segue gerando emprego para a população brasileira. Segundo sondagem empresarial, realizada pelo Ministério do Turismo, 30,4% dos empresários do setor hoteleiro do Norte do país aumentaram o quantitativo de trabalhadores em seus estabelecimentos no último trimestre de 2019. A perspectiva para os próximos meses também é positiva, já que quase metade (43,5%) deles pretendem contratar novos funcionários até junho.
O levantamento também trouxe informações sobre o aumento na demanda dos serviços ofertados e faturamento no mesmo período. Para 43,5% deles, o volume de tarefas cresceu consideravelmente e 39,1% tiveram faturamento maior do que o mesmo período de 2018. Para os próximos seis meses, a perspectiva também é boa: 60,9% esperam um acréscimo na demanda de serviços e 65,2% no faturamento. Além disso, para 73,9% dos empresários deverão haver mais investimentos em seus estabelecimentos.
De acordo com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, 2020 tem tudo para ser um ano de números ainda melhores para o setor hoteleiro. “Já começamos bem, com lotações máximas na hotelaria durante o reveillon e carnaval. Nosso intuito é cada vez mais aumentar o número de turistas para esses estabelecimentos, movimentando assim a nossa economia”, pontuou.
Esta é a quarta etapa da Sondagem Empresarial do Setor Hoteleiro no Brasil, promovida pela Diretoria de Estudos Econômicos e Pesquisas do Ministério do Turismo. São consultadas empresas de hospedagem de todos os portes, entre hotéis, pousadas, resorts e acampamentos turísticos. O objetivo é apurar as perspectivas quanto ao desempenho dos estabelecimentos e dos destinos onde eles se localizam.
(Imprensa/Ministério do Turismo)