Cacoal/RO, 22 de maio de 2024 – 20:18
Search
Search
22 de maio de 2024 – 20:18

SpaceX faz lançamento mais bem-sucedido do foguete Starship

A SpaceX realizou, na manhã desta quinta-feira (14), a terceira tentativa de lançar o foguete Starship. O voo foi o mais bem-sucedido do veículo até o momento, durando quase 1 hora. No teste anterior, em novembro de 2023, o foguete havia sido destruído após 4 minutos de voo.

O lançamento do foguete foi feito em Boca Chica, no estado norte-americano do Texas, nos Estados Unidos, por volta das 10h25 (horário de Brasília).

Pela primeira vez, o foguete gigante conseguiu realizar um retorno à atmosfera da Terra (chamado de reentrada) após passar alguns minutos na órbita do planeta. No retorno, o Starship chegou a ligar os dispositivos que permitem o pouso. Mas pouco tempo depois, a transmissão ao vivo do teste anunciou que o contato com o foguete havia sido perdido. O plano inicial era que o veículo espacial caísse sobre o oceano Índico e fosse recuperado para testes posteriores.

Veja o retorno do foguete à atmosfera da Terra no vídeo abaixo:

 

O objetivo da empresa de Elon Musk era coletar dados que contribuam para a missão de levar astronautas à Lua pela Nasa, e, se tudo der certo, permitir que humanos cheguem ao planeta Marte.

Assista abaixo o vídeo com a decolagem do foguete:

 

No X, empresa que também tem Musk como dono, a Space X indicou interesse em reunir informações sobre a reentrada na atmosfera em velocidades hipersônicas, isto é, superiores à marca de 6.175 km/h. O valor equivale a cinco vezes a velocidade do som, que é de 1 235 km/h.

 

O Starship é um foguete de 121 metros de altura e 9 metros de diâmetro considerado o mais poderoso do mundo. Segundo a SpaceX, ele será capaz de transportar até 100 pessoas em voos interplanetários de longa duração.

 

Outros dois voos da Starship tiveram problemas

O último voo do Starship realizado pela SpaceX ocorreu em novembro de 2023, mas uma falha levou os engenheiros a perderem contato com a nave no espaço.

O Starship deixou a base da empresa de Elon Musk, também em Boca Chica, no Texas, por volta das 10h (horário de Brasília). O voo foi inicialmente bem-sucedido, já que o foguete conseguiu chegar ao espaço pela primeira vez. Porém, cerca de 10 minutos após o lançamento, a equipe da SpaceX em solo parou de receber dados do segundo estágio da nave.

Os engenheiros acreditam que o módulo se perdeu no espaço. O primeiro teste, em abril do mesmo ano, também teve problemas, terminando em uma explosão. (CNN)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp