Nesta sexta-feira, dia 02 de julho, a realização do 1º Fórum Pró Cacau movimentou o setor produtivo em Cacoal. O evento, idealizado a partir da iniciativa do vereador Romeu Moreira de fortalecer a cacauicultura no município, reuniu autoridades políticas e instituições públicas e privadas para debater os novos rumos para a cadeia produtiva do cacau.
Desde o início do seu mandato na Câmara Municipal de Cacoal, Romeu Moreira assumiu o compromisso de trabalhar pelo fortalecimento do setor produtivo e a escolha do cacau como principal bandeira se mostra bastante acertada. Em abril, Romeu criou o grupo de WhatsApp “Movimento Pró Cacau”, reunindo diversos agentes em prol do mesmo objetivo: alavancar a produção cacaueira.
“O Fórum Pró Cacau é um dos primeiros resultados deste movimento criado com o objetivo de fortalecer e estimular o cultivo do cacau em Cacoal. Reunimos instituições e agentes, públicos e privados, autoridades políticas e todos os parceiros que tem esse mesmo desejo, de ver Cacoal sendo referência no cultivo do cacau e também na produção de chocolate”, destaca Romeu Moreira.
O Fórum contou a presença de diversas autoridades, entre eles o vice-governador de Rondônia, José Jodan, o prefeito de Cacoal Adailton Furia, o presidente da Câmara Municipal, João Paulo Pichek, o coordenador de Agropecuária da Seagri, Janderson Dalazen, o gerente regional da Emater, Samuel Guedes, o presidente da Câmara Setorial do Cacau, Francisco Hildemburg Bezerra (Chiquinho da Emater), o diretor do MAPA em Rondônia, Valter Lins e outras personalidades.
Ao longo do evento, além de receber a confirmação da inclusão de Cacoal na Rota do Cacau em Rondônia, Romeu Moreira comemorou também as novas datas comemorativas para o cacau e para o café no calendário municipal de Cacoal. O prefeito Adailton Fúria sancionou a lei de autoria do vereador, que institui o dia 02 de julho como o Dia Municipal do Café e do Cacau e a primeira semana do mesmo mês como a Semana Municipal do Café e do Cacau. “Mais uma conquista para o setor produtivo, uma vez que a inclusão destas datas no calendário municipal resultarão em uma série de ações planejadas para fomentar a cafeicultura e a cacauicultura cacoalense. Quero parabenizar a iniciativa do vereador Romeu Moreira, autor deste projeto”, enalteceu o prefeito Adailton Furia.
A organização do 1º Fórum Pró Cacau calcula que entre os participantes presenciais e online, mais de 300 pessoas estiveram envolvidas no evento desta sexta-feira, 02 de julho, agora oficialmente Dia Municipal do Cacau e do Café.
“É preciso parabenizar o vereador Romeu Moreira por toda a dedicação para a realização deste evento e de todas as ações que objetivam fortalecer a cacauicultura em Cacoal. Hoje Rondônia é um dos maiores produtores de cacau do Brasil, mas nada nos impede de nos tornarmos o maior estado produtor”, ressaltou o vice-governador José Jodan ao fazer uso da palavra.
PALESTRAS
Neste 1º Fórum Pró Cacau, quatro palestras abrilhantaram ainda mais o evento. Na oportunidade, o engenheiro agrônomo Fernando Luiz de Oliveira Corrêa abordou as “Tecnologias e oportunidades de mercado para cacauicultura em Rondônia” e o presidente da Câmara Setorial do Cacau, Francisco Hildemburg Bezerra, aproveitou para destacar o papel do “Cacau Clonal na agricultura familiar: Tecnologia e expansão da lavoura cacaueira no estado.
Também foi tema das palestras deste Fórum, o “Gerenciamento da lavoura cacaueira”, abordado pela engenheira floretal Deborah Regina Alexandre. Além disso, a chocolateira Marli Cirilo Teodoro e o cacauicultor e chocolateiro Estevam Fernandes Magalhães tiveram a oportunidade de compartilhar as suas histórias com as amêndoas do cacau.
“Foi um momento muito bacana e de grande aprendizagem para todos. Quero agradecer a todos os palestrantes que aceitaram o nosso convite e compartilharam muito conhecimento, vivências e experiências junto à cadeia produtiva do cacau. Queremos, literalmente, que o Pró Cacau renda bons frutos”, finalizou o vereador Romeu Moreira.
Assessoria