Rondônia, 14 de julho de 2024 – 18:10
Search
Anuncie aqui
Search
14 de julho de 2024 – 18:10

Academia Paulista premia jornalista de Rondônia

Anuncie aqui

O escritor Moisés Selva Santiago é o único da região norte a receber o prêmio


O Prêmio Emílio Lansac Toha acaba de ser concedido aos vencedores do XXX Concurso Literário de Poesia e Prosa, promovido pela Academia de Letras de São João da Boa Vista, em São Paulo, e na categoria poesia está o único escritor premiado da região Norte, Moisés Selva Santiago. Este ano a academia completa cinco décadas de atividades e tem como presidente atual a escritora Beatriz Castilho Pinto. O resultado completo pode ser acessado no site da academia.

“Sinto-me honrado com esta distinção literária, agradecendo a Deus e à minha saudosa mãe que me alfabetizou em casa, antes mesmo de eu ir à escola”, disse o premiado que reside em Rondônia há quase vinte anos. A poesia premiada intitula-se “Chuvas” e em seus versos traz comparações físicas, geográficas e emocionais entre as chuvas amazonenses e pernambucanas. Com rigor na quantidade de sílabas em cada quadra, sem perder a profundidade analítica da floresta tropical e do litoral Nordestino, “Chuvas” nos convida a multiolhares sobre a vida do brasileiro imerso nas imensidões da Amazônia e do Atlântico.

O Prêmio Emílio Lansac Toha homenageia esse paulista nascido em São Simão/SP (1897-1984). Entre outras atividades, Toha foi autor de livros, redator e diretor de jornais, contribuindo com textos também em diferentes instituições culturais e acadêmicas do país, tendo-se destacado durante a Revolução Constitucionalista de 1932.

O escritor premiado é pernambucano, nascido em Recife, onde concluiu mestrado em Teologia. Membro da Academia de Letras de Cacoal, é professor, músico e pastor batista. Atualmente é youtuber e jornalista dos Correios em Rondônia, com dezenove livros publicados nas áreas infantil, romance, teologia, homoafetividade, biografia, ecofilosofia e crônicas. (Redação)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp