Search
13 de dezembro de 2024 – 04:57

Acadêmico do IFRO estudará por 5 semanas nos Estados Unidos

Estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, foi selecionado para o programa SUSI 2025 (Study of the U.S. Institute for Student Leaders) com foco em Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico. Matheus Lucas Batista cursa o 2º período de ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) no Campus Vilhena.

O Programa SUSI (Study of the U.S. Institute for Student Leaders) é um programa de cinco semanas, que será realizado no Institute for Training and Development (ITD) em Amherst, Massachusetts (EUA), de 11 de janeiro a 15 de fevereiro de 2025. É um programa acadêmico intensivo e de curta duração cujo objetivo é oferecer a grupos de estudantes universitários líderes uma compreensão mais profunda dos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que aprimoram suas habilidades de liderança.

Conforme Matheus, “ser selecionado para participar desse programa é a realização de um sonho, pois sempre almejei ter uma experiência internacional a fim de expandir meus conhecimentos e me imergir em outra cultura. Espero aproveitar ao máximo essa oportunidade e aprender através de diferentes ideias, perspectivas e culturas. Meu objetivo é retornar com conhecimentos que poderei aplicar na minha carreira profissional e compartilhar com minha comunidade”.

O SUSI sobre Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico oferecerá aos participantes uma visão geral dos princípios do empreendedorismo e empreendedorismo social, analisando o desenvolvimento, a história, os desafios e os sucessos de empresas nos EUA, liderança empresarial e empoderamento econômico feminino, tanto nos Estados Unidos quanto globalmente. Elementos específicos do programa incluirão visitas a organizações de desenvolvimento comunitário, centros de desenvolvimento econômico, um makerspace local ou um tribunal. As sessões abordarão técnicas de debate, o business model canvas e ativismo artístico. O programa tem todos os custos coberto pelo Governo Norte-Americano.

Mateus também explica que “o processo foi desafiador e exigiu foco e dedicação, mas a resposta foi extremamente gratificante. Sou imensamente grato aos meus pais, que sempre acreditaram em mim e me apoiaram em cada etapa dessa jornada. Representar o IFRO nesse programa é uma honra e um grande passo rumo ao futuro que sempre sonhei”.

Ele participou de uma pré-seleção coordenada pela Assessoria de Relações Internacionais (Arint/IFRO). O edital interno foi lançado no mês de setembro. Já a seleção final foi feita pelo Governo Norte Americano. “Estamos no aguardo de outro aluno ou aluna ser selecionado para o mesmo programa só que voltado para o tema de Mudanças climáticas que acontece em julho de 2025 e o resultado deste último ainda vai sair”, explica a Assessora Diana Ketlem.

Ainda segundo Diana, ela fica “extremamente feliz ao ver os nossos alunos em cenários internacionais com oportunidades como essa que são incríveis para a nossa comunidade acadêmica. É a primeira vez do IFRO participando desse programa e estamos com muitas expectativas! O mesmo programa vai ser aplicado aos docentes (edital em breve). Esta conquista reforça o compromisso de nossa instituição com a formação de cidadãos globais e com a promoção de experiências transformadoras para nossos alunos”.

“Desejamos ao Mateus uma jornada enriquecedora e inspiradora, repleta de aprendizados e vivências que, temos certeza, trará benefícios não apenas para ele, mas também para seu campus. Que ele retorne ao seu curso com muitas histórias para contar e disposto a compartilhar com seus colegas e professores os frutos dessa oportunidade única”, completa a representante da Arint/IFRO.

 

Campus Colorado do Oeste seleciona professor substituto de Veterinária

A inscrição é gratuita e pode ser feita dos dias 21 a 28 de novembro de 2024, exclusivamente pela internet através do formulário eletrônico, conforme normas detalhadas do Edital 45/2024/COL/IFRO, que se encontra disponível em: https://bit.ly/ifrocol-2024-45

Para a área de Medicina Veterinária, a pessoa interessada deve possuir graduação em Medicina Veterinária. Nesta seleção há uma vaga de ampla concorrência. Além da vaga de contratação imediata, candidatos aprovados dentro do limite de classificação permanecerão em cadastro reserva, podendo ser convocados posteriormente para o Campus Colorado ou para outras unidades do IFRO, dentro do prazo de validade do certame.

A contratação será por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse do IFRO, com lotação no Campus Colorado do Oeste. O cargo é de 40 horas semanais e a remuneração é de R$ 3.412,63 a R$ 6.356,02, de acordo a titulação já possuída pela pessoa inscrita, além de outros auxílios, conforme detalhado no Edital. Quem for contratado como Professor Substituto terá exercício no Campus Colorado do Oeste, ministrando aulas presenciais.

A seleção será dividida em duas etapas. A primeira é a Prova de Desempenho Didático, que será virtual e está prevista para ocorrer dos dias 9 a 11 de dezembro de 2024. A segunda etapa é a Prova de Títulos, de caráter classificatório. Os detalhes da execução e responsabilidades de quem participar das provas, como o envio prévio de plano de aula, bem como o cronograma completo do processo, constam no Edital 45/2024, disponível em: https://bit.ly/ifrocol-2024-45

Mais informações podem ser obtidas através da Central de Atendimento pelo e-mail [email protected]

 

AstroIFRO aproxima escoteiros do universo da astronomia em ação educativa

O Projeto AstroIFRO do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, desenvolveu uma atividade especial para os jovens do Grupo Escoteiro do Ar Belmont. Realizada no dia 15 de novembro, a ação foi conduzida pelo Professor Fernando Dall’Igna, atendendo a um pedido do grupo. Astro Escoteiros 3

A atividade teve como objetivo principal levar conhecimentos básicos de astronomia aos lobinhos e lobinhas. Foi iniciada com uma abordagem prática e educativa sobre os conceitos básicos de astronomia. Entre os temas explorados, destacou-se a identificação dos pontos cardeais utilizando a observação da abóbada celeste, uma habilidade valiosa para escoteiros que constantemente utilizam a natureza como cenário de suas aventuras.

O encerramento ficou por conta de uma sessão de observação astronômica, que encantou os participantes. Mesmo com algumas nuvens no céu, foi possível observar a Lua em sua fase cheia, além dos planetas Saturno e Vênus. Para muitos, foi a primeira oportunidade de enxergar de perto as belezas do universo, passando a ser um momento marcante.

Alexandro Pinheiro Almeida, chefe do ramo lobinho do Grupo Escoteiro Belmont, destacou o impacto positivo da atividade. “As crianças (lobinhos e lobinhas) ficaram felizes e maravilhadas com a experiência, de ver a lua e os planetas de perto. Agradecemos ao Professor Fernando por compartilhar essa experiência”.

O AstroIFRO é um grupo interdisciplinar que integra ensino, pesquisa e extensão, contando com a participação de 6 docentes e 27 alunos das graduações e do técnico integrado ao ensino médio de diversos cursos. Os integrantes podem participar por interesse pessoal ou com o objetivo de especialização na área de astronomia. Além de contribuir para a disseminação do conhecimento científico, a iniciativa reforçou a utilidade prática da astronomia para os escoteiros, especialmente no aprimoramento de habilidades como navegação e orientação. A parceria proposta entre o AstroIFRO e o Grupo Escoteiro Belmont é exemplo de como a ciência pode transformar e enriquecer experiências educativas.

Sobre o AstroIFRO – Criado para estimular o interesse pela astronomia e ciências correlatas, o AstroIFRO organiza atividades para diferentes públicos, promovendo um ambiente de aprendizado acessível e fascinante. Essas ações demonstram que a ciência é capaz de inspirar não apenas futuros pesquisadores, mas também fortalecer laços com a natureza e com a curiosidade humana.

 

(Imprensa/IFRO)

 

 

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp