Cacoal/RO, 17 de junho de 2024 – 04:21
Search
Search
17 de junho de 2024 – 04:21

ACINTE apresenta CINEMA NA NIKKEY: “RASHÔMON”, de Akira Kurosawa

O Grupo de Estudos ACINTE!, ligado ao Departamento de Artes da UNIR, em parceria com a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Rondônia, exibirá o filme “Rashômon” (羅生門), de 1950, dirigido pelo renomado cineasta japonês Akira Kurosawa, conhecido também pelo épico “Ran”, de 1985, e pelo surreal “Sonhos”, de 1990.

No Japão do século XI, durante uma forte tempestade, um lenhador, um sacerdote e um camponês procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashômon. Durante esse encontro, o sacerdote acaba compartilhando os detalhes de um julgamento no qual testemunhou, envolvendo o estupro de Masako e o assassinato do marido dela, Takehiro, um samurai. Em flashback, acompanhamos o julgamento do suposto culpado, o bandido Tajômaru, no qual os vários depoimentos apresentam versões relacionadas, mas diferentes, do mesmo evento: cada um deles é uma “verdade em si”, que entra em conflito com as outras. Estrelado por Toshirô Mifune (Tajômaru), o filme tem uma estrutura narrativa não-convencional que nos confronta com a impossibilidade de se obter a “verdade” sobre um evento quando há conflitos e interesses e pontos de vista. “Rashômon” venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1952, e o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1951.

Ao final da projeção, uma roda de conversa sobre o filme será comandada pelos coordenadores do Grupo ACINTE!, os professores Felipe Paros (DARTES-UNIR) e Bruno Puccinelli (NUMAS-USP).

Título: “Rashômon”

Local: Salão Multiuso da Associação Cultura Nipo-Brasileira de Rondônia (Nikkey)

Endereço: Avenida Raimundo Cantuária, 6517, Bairro Tiradentes, PVH-RO

Data e Horário: 15 de junho de 2024, às 16h30 (chegar com 10 minutos de antecedência)

Duração: 1h28m

Faixa Etária: 16 anos

A ENTRADA É GRATUITA!

(Departamento de Artes -UNIR)

 

 

 

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp