Alunos do IFRO apresentam sistemas desenvolvidos durante estágio na Prefeitura de Cacoal

Alunos do IFRO apresentam sistemas desenvolvidos durante estágio na Prefeitura de Cacoal

Projetos transformam conhecimentos técnicos em soluções digitais aplicadas a desafios reais do mercado e da comunidade.

14 de julho | Prefeitura de Cacoal | Rondônia

Alunos do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) apresentaram nesta terça-feira, 14 de julho, no auditório da Prefeitura de Cacoal, os sistemas desenvolvidos durante o período de estágio com mentoria técnica do Departamento de Tecnologia da Informação do Município.

Cada estudante criou um projeto individual com foco em soluções digitais aplicadas a situações reais. A proposta estimulou o desenvolvimento técnico, a criatividade e a visão empreendedora dos alunos.

Soluções na prática

Projetos apresentados

01

Gestão de negócio

Uma estudante que já atua com venda de cookies desenvolveu um sistema para organizar e apoiar a gestão do próprio negócio.

02

Solução para barbearia

Outro aluno criou uma solução voltada para barbearia, com recursos para apoiar o atendimento e a gestão dos serviços.

A apresentação contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Roberto Alves da Silva, dos agentes de Desenvolvimento Municipal Itamar Neres e Alyne Matuda; do professor professor do IFRO, Rafael Vaz; e do chefe do Departamento de Tecnologia da Informação do Município, Fabiano Amorim.  David Costa do Vale, servidor de TI, também integrou a equipe de acompanhamento.

O chefe do Departamento de TI destacou a relevância da iniciativa para a formação dos estudantes e para o fortalecimento da inovação no município.

“É uma satisfação participar de um momento tão importante e ver esses jovens colocando ideias em prática. Hoje, praticamente tudo depende da tecnologia. Quando o aluno entende que pode criar uma solução para um problema real, ele também passa a enxergar novas oportunidades para o futuro.”

Fabiano Amorim
Chefe do Departamento de Tecnologia da Informação

A atividade marcou o encerramento de uma etapa de aprendizado prático e reforçou a importância da integração entre educação, tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento econômico. Os estudantes demonstraram capacidade técnica, iniciativa e preparo para transformar conhecimento em soluções úteis para o mercado e para a comunidade.

 

Fonte: Secom

Mais notícias sobre cidades de Rondônia




Ezequiel Neiva intensifica agenda pelo interior e defende retomada da representatividade do Cone Sul na Câmara Federal

Com o calendário eleitoral de 2026 se aproximando, o deputado estadual Ezequiel Neiva (PL) tem acelerado a agenda política pelo interior de Rondônia....



© Tribuna Popular. Todos os Direitos reservados