Anuncie aqui
Anuncie aqui

Boca Maldita – AMOR ELEITORAL – 18/06/2022

 

ENCONTRO DO CAFÉ

Neste fim de semana acontece em Cacoal um evento voltado para estimular os produtores de café do município e de municípios vizinhos, especialmente aqueles localizados na Zona da Mata. O evento conta com a participação de dezenas de produtores de Rondônia e também atrai diversos visitantes que costumam passar o fim de semana em Cacoal. Claro que esse tipo de evento também atrai muitos políticos, principalmente porque estamos a pouco mais de três meses da eleição. Assim, certamente não faltarão discursos e promessas voltadas para a população do setor rural, além de muitas declarações de amor ao café e aos produtores. Isso é muito comum em vésperas de eleições.

 

 

AMOR ELEITORAL

Todos anos, sempre que se aproxima o período eleitoral, seja em eleições municipais, estaduais ou nacional, um amor muito forte pela zona rural brota no coração de muitos candidatos. Por causa disso, os discursos são sempre carregados de muita emoção. Uns dizem que nasceram na zona rural, outros dizem colheram muito café desde 08 anos de idade, outros dizem que seus avós, bisavós e tataravós sempre foram agricultores, outros dizem que não podem ver uma enxada que sentem saudade de trabalhar na lavoura, e muitos outros discursos que somente políticos sabem fazer. Após passar o período de eleições, todos os candidatos, eleitos e não eleitos, somem de todas as linhas e aparecem somente nas próximas eleições. O curioso nessa história é que muitas pessoas ainda acreditam nesses candidatos e passam a vida inteira votando neles.

 

BANDEIRAS ANTIGAS

Outro fenômeno muito comum em vésperas de eleições é o surgimento de deputados e senadores que aparecem do nada para adotar diversas bandeiras e categorias profissionais. Um dos temas preferidos desses deputados e senadores é a transposição dos servidores públicos de Rondônia. Essa pauta já elegeu muita gente nos últimos 20 anos e certamente será usada mais uma vez na campanha de 2022. Além da transposição, muitos deputados federais e senadores farão discursos dizendo que resolveram o problema de várias categorias. Com certeza, o piso nacional dos Enfermeiros está nos palanques de Rondônia. Claro que os servidores sabem que essa matéria foi aprovada por influência de políticos de outros estados, porque a bancada de Rondônia é toda do Baixo Clero em Brasília. O único deputado que defende essa bandeira já há muitos anos é o deputado Mauro Nazif, porque ele tem estreita ligação com o movimento sindical. Os demais tentarão apenas pegar carona e dizer que são responsáveis pela conquista. Os servidores que quiserem acreditar nisso têm todo o direito, mas a realidade é bem diferente.

 

LANÇAMENTO DE CANDIDATURAS

Esta semana, aconteceu em Cacoal um evento liderado pelo prefeito Adailton Fúria para apresentar à população as pré-candidaturas da esposa do prefeito, que deverá disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, e também o pré-candidato a deputado estadual da Administração Municipal, Cássio Góis. O evento está lotado de servidores comissionados e vereadores da base aliada do prefeito, além de outros cabos eleitorais que foram transportados de ônibus até o local, por assessores do prefeito. Adailton Fúria precisa ficar muito atento nas ações eleitorais em favor de sua esposa e do vice-prefeito, porque vários adversários estão de olho no uso da máquina administrativa em campanhas eleitorais. Poucos dias atrás, aconteceu um evento na escola José Mauro que foi chamado de comício por muitos pais de alunos e servidores da escola. Essa história de apresentar candidatos em escolas fora do período permitido realmente não é uma boa ideia. A secretaria de educação não pode se transformar em comitê eleitoral de candidatos, porque isso torna a disputa muito desigual. A legislação eleitoral prevê inclusive a cassação do registro de candidatura.

 

PALANQUE DOS PARABÉNS

O fato curioso ocorre na relação entre o prefeito Adailton Fúria e os vereadores da base aliada do prefeito. Quando acontece alguma situação em que o prefeito quer tirar proveito político sozinho, os vereadores não são convidados. Um exemplo disso foi a escolha das ruas contempladas para receber asfalto do programa “Tchau, Poeira”. O prefeito escolheu as ruas sem consultar nenhum vereador. Porém, quando acontece um fato que o prefeito precisa dos vereadores, todos são convidados para comparecer. Alguns vereadores adoram ficar enfileirados e bater palmas para o prefeito, mas essa situação mudou muito nos últimos meses e quando começar oficialmente o período de campanha, a tendência é o clima ficar ainda mais tenso. O prefeito espera ver todos os vereadores na campanha de sua esposa e do vice-prefeito, mas é difícil essa história se concretizar.

 

PAULINHO DO CINEMA

O vereador Paulinho do Cinema usou a tribuna da Câmara de Cacoal esta semana para declarar seu apoio ao pré-candidato a governador Léo Moraes. Segundo o vereador, o atual governador não merece seu voto, porque “não trabalhou”. É claro que o vereador Paulinho do Cinema tem todo o direito de apoiar os candidatos de sua escolha, como também ele tem direito de criticar o governo de Rondônia. Agora, caso o eleitor de Cacoal adote esse mesmo critério em 2024, vários vereadores correm o risco de ficar sem mandato, porque o trabalho deles até esse momento foi apenas dar os parabéns para o prefeito, mesmo em situações em que deveriam cobrar decisões diferentes do chefe do executivo. Para se ter uma ideia, há vereadores fazendo de tudo para convencer os professores municipais de Cacoal a abrirem mão de valores que têm direito a receber, resultado de ações judiciais. Os professores já abriram mão de receber a diferença do Piso Salarial para agradar o prefeito. Agora, os vereadores lutam para os professores abrirem mão dos precatórios. Daqui uns dias, os vereadores vão pedir aos professores que doem os salários para o prefeito de Cacoal.

 

MENTIRA OFICIAL

Falando nisso, o prefeito Adailton Fúria foi chamado de mentiroso várias vezes, durante a última sessão ordinária da Câmara de Cacoal. O problema é que ele declarou que não iria pagar aos professores os valores referentes aos iteneres, porque um vereador teria denunciado. Na realidade, não houve denúncia nenhuma e não existe dentro da Câmara de Cacoal nenhum vereador contrário ao pagamento de horas iteneres. Existe lei municipal que regulamenta o benefício e não há nada que impede o prefeito de fazer os pagamentos. Nesse caso, é preciso fazer justiça em relação aos vereadores, porque os 12 vereadores são totalmente favoráveisao pagamento dos itineres aos professores.

 

ENQUETES ELEITORAIS

Como a população já sabe, Cacoal tem diversos nomes que anunciaram pré-candidaturas para disputar eleições este ano. Nesta eleição, Cacoal terá um número recorde de candidaturas a deputado estadual e federal. Por este motivo, os pré-candidatos adotaram a estratégia de fazer enquetes nas redes sociais. Os links dessas enquetes são enviados pelos candidatos os apoiadores apenas para as pessoas que defendem a candidatura. Dessa forma, todos os candidatos acreditam que estão liderando a disputa pela preferência do eleitor. Vale ressaltar que essas enquetes não possuem cunho científico e servem apenas para agradar o ego dos candidatos. Até este momento, não existe nenhuma pesquisa séria registrada na Justiça Eleitoral sobre a preferência dos eleitores de Cacoal.

 

CANDIDATOS DE CACOAL

Os eleitores que pretendem conhecer melhor os candidatos de Cacoal podem acompanhar nas redes sociais as entrevistas que o apresentador Diego Maia tem feito com os pré-candidatos. Durante as entrevistas, os políticos respondem perguntas do próprio Diego Maia e também as perguntas enviadas por amigos do entrevistador. É uma boa oportunidade para o eleitor avaliar os candidatos do município e observar as ideias defendidas por eles. As entrevistas começaram esta semana e seguirão até que todos os pré-candidatos de Cacoal sejam sabatinados.

 

VOLTA DA COVID – 19

Nos primeiros meses deste ano, houve uma sensação de que a Covid-19 tinha acabado, porém as coisas não são bem assim. Os números da doença voltaram a crescer em Rondônia e os últimos boletins já preocupam as autoridades e a população. Como ainda não existe remédio para curar a doença, é importante que as pessoas tenham muito cuidado. Além disso, o uso de máscaras é uma boa medida para evitar a infecção e as pessoas que não tomaram a vacina ou não completaram as doses precisam procurar os locais de vacinação. Cuidado, a Covid-19 mata!!

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp