Search
19 de setembro de 2024 – 13:36

Brasil sofre com as chamas – Por Paulo Ricardo 

Alternando iFrames

O país está em chamas que formam um “lençol” de fumaça causando doenças e mortes. Todos estamos assustados com o atual cenário de queimadas por todos os lados provocadas por pessoas desumanas e irresponsáveis. Em Rondônia, várias ações estão sendo desencadeadas tanto pelo Governo do Estado quanto por entidades que estão se unindo na tentativa de apagarem as chamas e salvar vidas.

Infelizmente, tem a turma que prefere ficar criticando, mesmo com todas as ações sendo desenvolvidas e, diga-se de passagem, acabam desrespeitando a atuação de profissionais que estão na linha de frente com algum equipamento combatendo as chamas. Ontem pela manhã, tive o desprazer de ouvir uma frase de um ouvinte em uma determinada rádio, questionando que não está vendo nenhuma ação anunciada pelo governo. Isso não é verdade, pois medidas importantes estão partindo do governo em busca de solucionarem o caos que se instalou. Nesse momento eu me questionei: “será que esse cidadão teve ao menos a pachorra de se levantar da cama ou da cadeira para, pelo menos, orar pela vida das pessoas que estão na missão de combater o fogo? Será que tem tido tempo de ver nos noticiários o árduo trabalho dos combatentes do fogo?

Seria mais sensato e justo utilizar as redes sociais para incentivar esses profissionais que estão verdadeiramente lutando contra às queimadas. Mas, de forma insipiente preferem criticar a todos que estão trabalhando. Que culpa tem o governo se um indivíduo deu início a um foco de incêndio?

Vale destacar que esse problema das queimadas não se restringe a apenas Rondônia. O país está em chamas meus amigos. As consequências disso tudo são assustadoras. Esses indivíduos que estão tocando fogo esquecem que também irão sofrer as consequências.

Aqui na nossa região já estamos sofrendo com a estiagem que está causando uma enorme crise hídrica. Agora, também passamos a sofrer com as queimadas e a fumaça. O momento é de reflexão e todos podem ajudar. Os profissionais já estão lá na batalha contra às chamas. Vamos dar forças para essas pessoas, ao governo que está sim fazendo ações, às entidades que estão juntas. Ir para as redes sociais criticar é fácil demais. Porém, qual a contribuição dessas pessoas para a solução do problema?

A hora é de união para salvar o país e o mundo. Vamos defender os que estão verdadeiramente fazendo algo contra às chamas. Governo de Rondônia, entidades, equipes de brigadistas e bombeiros merecem o apoio de todos.

(Paulo Ricardo é jornalista, de Rondônia)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp