Cacoal/RO, 21 de junho de 2024 – 02:46
Search
Anuncie aqui
Search
21 de junho de 2024 – 02:46

Campanha Maio Verde reforça a conscientização para a prevenção ao glaucoma

Anuncie aqui

A Campanha Maio Verde foi instituída para reforçar a prevenção ao glaucoma (Doença que acomete os olhos e é provocada pela elevação da pressão ocular), com isso, o governo de Rondônia destaca sobre a importância dos cuidados que devem ser mantidos, bem como quanto ao diagnóstico precoce, com o objetivo de diminuir os índices de cegueira irreversível.

Os procedimentos cirúrgicos para o controle da doença são realizados no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o glaucoma é uma doença silenciosa e é possível que se desenvolva durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) evidencia a relevância do acompanhamento de rotina com o médico especializado. Segundo o oftalmologista Marcelo Barreto, “a detecção precoce, o início imediato do tratamento, o monitoramento contínuo e a educação do paciente são componentes essenciais para preservar a visão e a qualidade de vida. Diante disso, é vital que a população tenha uma rotina com o profissional especializado.”

O titular da Secretaria de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, afirmou acerca do valor da campanha. “O Maio Verde nos ajuda a impulsionar as ações voltadas à saúde ocular. Não se deve esperar sentir algum sintoma para buscar atendimento, a prevenção com exames de rotina junto ao oftalmologista é a chave”, pontuou

ONDE BUSCAR ATENDIMENTO? 

O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) que deseja atendimento, deve primeiramente se direcionar a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), sendo regulado e encaminhado para a Policlínica Oswaldo Cruz (POC), onde realizará consultas, exames, diagnóstico e acompanhamento.

Os procedimentos cirúrgicos para o controle da doença são realizados no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, especializado em atendimentos de média e alta complexidade de cirurgias oftalmológicas. A unidade conta com um departamento que oferta os serviços de oftalmologia geral, adulto e pediátrico; retina; glaucoma; estrabismo; plástica ocular reparadora; pterígio e córnea.

O Hospital de Base possui um serviço de urgência e emergência oftalmológica que opera 24 horas por dia, todos os dias da semana, atendendo toda a demanda do estado. Para ser atendido, o paciente deve ser encaminhado pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou por meio do Pronto Socorro João Paulo II, via Central Estadual de Regulação.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou sobre a importância dos serviços 24 horas para a população. “O governo de Rondônia possui profissionais qualificados e empenhados em oferecer um atendimento de qualidade mediante a prevenção, contribuindo para a diminuição de índices de cegueira, o que é foco da nossa gestão”.

Fonte
Texto: Lara Lívia – Secom – Governo de Rondônia

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp