Rondônia, 12 de julho de 2024 – 13:56
Search
Anuncie aqui
Search
12 de julho de 2024 – 13:56

Censo Demográfico: em Rondônia, 349 mil domicílios já foram visitados

Anuncie aqui
A coleta de informações nos domicílios foi iniciada no dia 1º de agosto
Recenseador coleta dados de morador — Foto: DIRCEU PORTUGAL/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Conforme as informações divulgadas pelo IBGE referentes ao andamento da coleta do Censo Demográfico 2022, foram visitados 349 mil domicílios em todo o estado de Rondônia, sendo que em 11,9% destas moradias não foi possível aplicar o questionário devido à ausência do morador. O percentual brasileiro de morador ausente é de 11,3% e da Região Norte é de 9,5%.
O superintendente do IBGE em Rondônia, Luiz Cleyton Holanda Lobato, explica que quando o recenseador não encontra o morador, deixa uma folha de recado padronizada do IBGE, informando nome, número da matrícula e número de telefone para contato. A partir no número da matrícula, é possível checar se é servidor do IBGE no site do instituto (www.ibge.gov.br).
“Nós solicitamos que as pessoas que receberam a folha de recado entrem em contato com o recenseador e agendem um horário. Todas as respostas são importantes para que o IBGE consiga entregar informações relevantes para o poder público gerar políticas públicas”, fala o superintendente.

População recenseada
Até esta segunda-feira (03), foram recenseadas 869 mil pessoas em Rondônia, sendo 50,6% mulheres e 49,4% homens. Em todo o país, foram 104 milhões de pessoas recenseadas, das quais 51,9% são mulheres e 48,1% são homens.
O balanço da coleta traz ainda que Rondônia tem a menor taxa de morador por domicílio na Região Norte: 2,87, enquanto que a média nortista é de 3,38 pessoas por moradia. Amazonas (3,74), Amapá (3,72) e Roraima (3,66) apresentam as maiores médias no Norte.

Modalidade de coleta no Censo
Neste Censo Demográfico, há três formas de responder o questionário: presencialmente, por telefone e pela internet. Para responder pela internet, o morador deve informar para o recenseador, que irá vincular o endereço do domicílio no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) para esta modalidade de entrevista.
No estado de Rondônia, 99,7% dos questionários foram respondidos para o recenseador na modalidade presencial.

Imprensa/IBGE/RO

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp