Search
7 de outubro de 2024 – 08:23

COLUNA BOCA MALDITA – FUMAÇA E POLUIÇÃO

 

DIA DA INDEPENDÊNCIA

Neste fim de semana, o país comemora os 202 anos da Independência do Brasil. Inúmeros atos foram realizados no sábado, 7 de setembro, em todas as unidades da federação. No caso de Rondônia, porém, o governo do estado publicou um decreto suspendendo os desfiles cívicos do Dia da Independência, por causa da situação climática. Como os índices de queimadas são muito elevados neste período, todos os municípios de Rondônia estão tomados pela fumaça há quase dois meses. Com a situação, o calor é muito intenso, o clima abafado e o ar fica completamente contaminado. Realmente não há condições climáticas para realizar os tradicionais desfiles de 7 de setembro nos municípios do estado de Rondônia, mas certamente as pessoas vão aproveitar o feriado para visitar os muitos balneários que existem na capital e no interior. Mesmo que o Dia da Independência seja um grande marco da história do Brasil, muito desta tradição já ficou para trás e o número de pessoas que não sabem o Hino da Independência cresce a cada dia. Nas décadas de 70 e 80 vários hinos eram cantados em escolas, mas atualmente a situação é bem diferente.

 

BOLSONARO EM CACOAL

Essa semana, o ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou que fará uma visita a Rondônia com a finalidade de apoiar os candidatos a prefeitos e vereadores do PL no estado. A visita do ex-presidente é muito esperada, porque ele tem uma liderança indiscutível em Rondônia. Nas eleições de 2022, Jair Bolsonaro venceu em todos os municípios de Rondônia no primeiro e no segundo turno. Então, a presença dele em alguns municípios deve reforçar muito as campanhas do PL. Claro que, apesar da visível liderança de Bolsonaro no estado, isto não significa que todos os candidatos a prefeito do PL serão eleitos, mas em determinados municípios o cenário pode ter mudanças significativas. No caso de Cacoal, o candidato considerado como favorito é o atual prefeito, Adailton Fúria (PSD), que disputa a reeleição contra Celso Popó (PL) e Almir Suruí (PDT). Considerando que um grande grupo de empresários e lideranças conhecidas de Cacoal se aliaram à campanha de Popó, o amplo favoritismo do atual prefeito sofreu grandes perdas, principalmente a partir da escolha de Gil Cardoso, advogada, empresária e filha do ex-prefeito de Cacoal Divino Cardoso. Este forte grupo que se juntou à campanha de Celso Popó, somado com a força do ex-presidente Bolsonaro não pode ser desprezado por nenhum adversário, porque em política as coisas se resolvem somente com a abertura das urnas. Em Cacoal, já tivemos muitos exemplos bem conhecidos.

 

PARCEIROS DE CHAPA

O cenário político da disputa pela Prefeitura de Cacoal também ganhou novas discussões com as escolhas dos nomes que formam as chapas no cargo de vice-prefeito(a). Almir Suruí tem como parceira de chapa a Pastora Maura, que possui muita ligação com as camadas populares do município, em razão do trabalho social que desempenha na Capital do Café, há muitos anos. O atual prefeito tem como parceiro de chapa o advogado Tony Pablo, que é procurador da Câmara Municipal e possui uma relação de amizade muito antiga e sólida com Adailton Fúria. Tony Pablo é um advogado bem-sucedido em Cacoal e já foi presidente da OAB no município por duas vezes. A empresária e advogada Gil Cardoso tem um perfil sereno, polido e possui boa capacidade de argumentação. A presença dela na chapa como vice de Celso Popó não era esperada pelos adversários do PL, mas foi um fato que mudou muito o cenário da disputa, principalmente porque o empresário Divino Cardoso, pai da candidata a vice-prefeita, tem grande popularidade no município e já foi prefeito por duas ocasiões. O perfil sereno, tranquilo e articulador de Divino Cardoso é um fator que vai trazer muitos aliados para a campanha do PL. Analistas políticos do município avaliam que a disputa hoje é bem mais equilibrada.

 

PROFESSORES DEMITIDOS

Parece que a secretaria de educação do município de Cacoal vive uma de suas piores crises administrativas dos últimos anos. A situação se agravou principalmente com a demissão de mais de 60 professores que não tiveram seus contratos renovados pela administração municipal, situação que gerou grande revolta nos professores demitidos e nos pais dos alunos. É difícil dizer, como certeza, qual o nível do prejuízo que as crianças terão com a falta de professores, mas o prejuízo será muito grande. Esta semana, um grupo formado por dezenas de professores demitidos e pais dos alunos foi ao Ministério Público exigir que providências sejam tomadas para resolver a situação. Em várias escolas da rede municipal, os alunos de diversas séries diferentes estão sendo colocados para estudar com um único professor, que precisa dividir o tempo para dar diferentes explicações para os alunos. Toda essa confusão terá como únicos prejudicados os estudantes, porque não existe condições de uma boa aprendizagem com os alunos de séries diferentes misturados em uma sala. Cacoal possui em seu quadro excelentes professores, mas eles não possuem capacidade de fazer milagres. Muitas pessoas têm colocado toda a culpa no secretário de educação e, de fato, ele tem grande parcela dessa culpa. Mas dizer que somente o secretário errou é uma coisa um tanto injusta, porque não existe nenhum documento que comprove que ele errou sozinho. Na administração pública, não existe essa história de fulano avisou. Tudo precisa ser feito com documentos.

 

POLÍTICA E EDUCAÇÃO

Na semana passada, o secretário de educação de Cacoal esteve na Câmara Municipal para participar de uma reunião como todos os professores demitidos, pais de alunos e os vereadores. Na reunião, ele disse que em momento nenhum recebeu qualquer documento sobre a situação de vencimento de teste seletivo, por parte da secretaria de administração ou outro setor da Prefeitura Municipal. Caso esse documento realmente existisse, com certeza, ele já terá sido público pelos vereadores ligados ao prefeito, porque dizem que eles estão fazendo de tudo para proteger a secretária de administração e condenar somente o secretário de educação. Outra situação que tem sido falada em diversos corredores da Prefeitura de Cacoal é que o secretário não foi demitido, porque o grupo político do prefeito tem medo de perder votos na igreja frequentada pelo secretário, já que a esposa do secretário é candidata a vereadora. Os assessores mais próximos do prefeito negam a informação e dizem que o prefeito decidiu manter o secretário para que conserte os erros que cometeu. Se a secretaria de administração e a Procuradoria Geral do Município até hoje não apresentaram uma solução, é pura conversa fiada pensar que o secretário vai resolver alguma coisa, afinal, dizem que ele está completamente perdido na história. Enquanto isso tudo acontece, os alunos seguem sofrendo prejuízos.

 

FUMAÇA E POLUIÇÃO

O clima de poluição do ar em Cacoal está insustentável. Todos os dias, o município amanhece coberto por uma grande quantidade de fumaça que gera grande desconforto para todas as pessoas que circulam em qualquer setor do município. A fumaça invade escolas, prédios residenciais, casas, hospitais e muitos outros lugares. A direção do Campus da UNIR em Cacoal suspendeu as aulas presenciais esta semana exatamente pelo problema da fumaça e do calor fortíssimo que envolve a cidade, por causa das queimadas. Mesmo com todos esses problemas e com um visível risco de acontecer muitas doenças pulmonares na população, as queimadas continuam sendo praticadas todos os dias e também a situação será resolvida, somente quando acontecer uma chuva na região, mas não há previsão sobre quando isto poderá acontecer, já que estamos no período crítico da estiagem em Rondônia. Muitos rios do estado secaram completamente e outros estão com o nível de água baixíssimo, com grandes possibilidades de chegar a níveis piores.

 

ATO DE DESAGRAVO

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia divulgou no dia 14 de agosto um Ato de Desagravo Público em defesa do enfermeiro Mizael Pelegrini, que segundo o CCOREN, tem sido desrespeitado e ofendido pela diretora do Pronto Atendimento Municipal (PAM), Luzia da Silva Bucker, conhecida como Luzia do Zé Panela. Desde que Luzia Bucker assumiu o cargo de diretora do PAM, as reclamações sobre a forma com que ela trata os funcionários têm sido constantes. Nos bastidores, vários funcionários da unidade reclamam da forma hostil com que são tratados e dizem que não falam nada publicamente com medo de serem perseguidos, porque a diretora teria sido colocada no cargo por um dos vereadores. Em uma das sessões da Câmara Municipal, o vereador Ezequiel Câmara chegou a dizer que não aceita a exoneração da diretora do PAM e que ela tem seu apoio total para permanecer no cargo. Pouco tempo atrás surgiram conversas nas redes sociais, dizendo que as pessoas identificadas como eleitores do vereador tinham tratamento privilegiado no PAM. Na época, ele negou as acusações e disse que Luzia ficará no cargo até quando ele decidir. Isso é muito estranho, porque a atribuição de nomear e exonerar pessoas nos órgãos da Prefeitura Municipal é do prefeito.

 

FESTA DA LINGUÍÇA 

Este fim semana será marcado por mais uma edição da Festa da Linguiça, que acontece na Linha 21, Zona Rural de Cacoal. O evento é muito tradicional e conhecido em Cacoal pela grande capacidade de organização das pessoas que promovem a festa. Como acontece todos os anos, a Festa da Linguiça vai contar com grande público, inclusive pessoas de Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Ministro Andreazza e várias outras cidades. Além da linguiça, que é produzida de maneira artesanal e possui muita qualidade, o evento deverá contar com a presença de cantores que vão animar a festa no sábado e no domingo. Então, o fim de semana certamente vai deixar o setor urbano de Cacoal bem menos agitado, porque muitas pessoas se preparam para a Festa da Linguiça, já há dois ou três meses. Como haverá grande movimentação e circulação de veículos nas estradas que dão acesso à Linha 21, é muito importante que todas as pessoas tenham cuidado redobrado para evitar que acidentes venham a ocorrer neste fim de semana, porque em alguns locais das estradas a poeira pode criar obstáculos. Como a cidade está coberta pela fumaça, isto também compromete a visibilidade e pode causar acidentes. É necessário que todos os condutores de veículos tenham cuidado e dirijam com segurança, principalmente quando for necessário fazer uma ultrapassagem.

 

ENCONTRO DE CANDIDATOS

Como estamos nos últimos 30 dias da campanha eleitoral, com certeza, a Festa da Linguiça terá uma enorme quantidade de candidatos, porque eles dificilmente perderiam uma oportunidade dessas, onde podem fazer propaganda e conversar com muitas pessoas. Claro que os candidatos também vão levar seus assessores e cabos eleitorais, porque eles querem mostrar que suas campanhas são volumosas. Como existem 03 candidatos a prefeitos de Cacoal e 158 candidatos a vereadores, somente os candidatos podem levar para a Linha 21, neste fim de semana, quase mil pessoas, considerando que geralmente eles andam acompanhados com três, quatro ou cinco pessoas, no mínimo. Neste caso, os candidatos precisam ficar bem atentos para eventuais abusos econômicos durante a festa, porque a Justiça Eleitoral tem um site próprio para denúncias e porque os próprios candidatos certamente estarão atentos para fiscalizar sues concorrentes e adversários. Como hoje em dia o celular e as redes sociais registram tudo, a dica da coluna para todos os candidatos que tenham cautela no fim de semana, porque uma denúncia em reta final de campanha complica muito as chances de vitória.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp