Cacoal/RO, 2 de maio de 2024 – 08:33
Search
Search
2 de maio de 2024 – 08:33

Coluna Boca Maldita RECLAMAÇÕES DO PREFEITO

FÓRUM DESENVOLVIMENTO

O município de Cacoal já prepara as primeiras ações para combater a crise resultante da pandemia da covid-19 e para o recomeço do fortalecimento da economia da cidade. Como parte da programação, autoridades estaduais e municipais programaram para esta sexta-feira, dia 19 de novembro, o 1º Fórum de Desenvolvimento Econômico de Cacoal. O evento que contará com a participação do ex-governador Daniel Pereira entre os palestrantes também prevê uma palestra ministrada por um especialista em atrair recursos para investimentos que virá de Minas Gerais para participar do fórum. O presidente da Câmara Municipal de Cacoal estará na abertura do evento e vai falar para os participantes qual a importância do Poder Legislativo no processo de retomada do crescimento econômico, enquanto o prefeito Adailton Fúria dará as boas vindas aos empresários locais, palestrantes e participantes do evento que virão de outros municípios do estado. A expectativa é que deste fórum possam surgir boas propostas para o reaquecimento da economia da Capital do Café e dos municípios vizinhos. Desejamos sucesso aos organizadores.

RECLAMAÇÕES DO PREFEITO

Falando no prefeito Adailton Fúria, esta semana ele comentou com o Adair Perin, Editor-chefe  da Tribuna Popular, que o jornal não precisa registrar fatos que tenham a ver a com a administração Fúria e que o jornal pode esquecer dele. Nosso querido prefeito precisa lembrar que ele é a principal autoridade municipal e que não vamos cometer essa deselegância de não citar o prefeito na Tribuna Popular. Há mais de 40 anos, nosso jornal registra os fatos da história do município e cita fatos positivos e negativos, porque eles fazem parte da história do município e dos políticos locais. As portas da TP estarão abertas para levar as informações positivas da administração municipal, sempre que possível, mas não dá para esquecer dos fatos que não causam orgulho para os nossos governantes, porque temos o dever de levar aos nossos leitores as informações e isso é fundamento do jornalismo. Catarino Cardoso, Josino Brito, Divino Cardoso, Orlandino Ragnini, Suely Aragão, Franco Vialeto, Glaucione Rodrigues, Maria Simões e agora Adailton Fúria, todos tiveram fatos positivos e negativos em suas administrações e os fatos foram registrados aqui. Inclusive todas as denúncias feitas pelo ex-vereador Adailton Fúria estamparam as páginas da Tribuna Popular. Fúria foi inédito, afinal, teve cidadãos, um até era secretário de Planejamento da prefeitura do  município de Cacoal, que pedia: “Publique alguma nota de mim, nem que seja falando mal, mas publique!!! Prefeito Fúria, não tem como deixar de falar de Vossa Excelência!!!  E lá vai…

BRONCA DO SECRETÁRIO

O prefeito Adailton Fúria pode até não concordar, mas precisamos registrar que alguns vereadores de Pimenta Bueno e Espigão do Oeste ficaram com vergonha da bronca que o secretário de saúde de Rondônia, Fernando Máximo deu no prefeito de Cacoal esta semana em Porto-Velho. O secretário declarou na frente de vários vereadores de diversos municípios, inclusive vereadores de Cacoal aliados do prefeito, que a Prefeitura de Cacoal não tem cumprido o dever de casa, em relação aos problemas que envolvem a saúde do município. Claro que a coluna está à disposição do prefeito para que ele apresente sua versão sobre os fatos, porque certamente ele tem uma explicação para as cobranças que recebeu do secretário estadual de saúde. Assim que o prefeito Adailton Fúria enviar para nossa redação a versão da administração, vamos divulgar com o maior prazer, porque sabemos que ele se preocupa com a saúde da população de Cacoal. O melhor caminho para resolver parte dos problemas de saúde em Cacoal talvez seja a conclusão da obra do Hospital Municipal de Cacoal que está parada e ninguém explica as razões.

PONTE DEMOLIDA

Uma boa notícia sobre atos recentes da administração do prefeito Adailton Fúria é que no começo desta semana a antiga ponte da rua Afonso Pena, no bairro Princesa Isabel, em Cacoal, teve sua demolição  concluída para que seja iniciada a obra da construção de uma ponte nova ponte,  após tantos anos de reivindicação da população. Os recursos para a obra foram destinados faz tempo, mas os trabalhos não foram executados. No dia da demolição, o prefeito anunciou que brevemente assinará a ordem de serviço para o início da obra. A construção da ponte da rua Afonso Pena será muito importante para atender as demandas da população de Cacoal e também todas as pessoas que visitam a cidade, porque esta é uma importante via de acesso ao Shopping Cacoal e outros lugares que são visitados pelas pessoas de municípios vizinhos e até mesmo distantes que visitam a Capital do Café. Esperamos que a obra seja concluída dentro do prazo previsto, para que não cause transtornos à população e aos turistas que gostam de passear na cidade.

RODOVIÁRIA DE CACOAL

Essa situação de obras em Cacoal é sempre uma coisa muito complicada, porque no momento de anunciar a obra, aparecem políticos de todas as cores e lugares para sair na foto. Depois, a obra fica estacionada apenas no papel e algumas delas viram apenas um grande matagal, como é o caso da Vila Olímpica. Para citar um exemplo de obra comemorada por todos os políticos de Cacoal, podemos citar a reforma da rodoviária. Faz três ou quatro anos que esta obra é anunciada, serve como objeto de discurso eleitoral e até hoje nada foi feito. E tem ainda a história do projeto de climatização do Feirão do Produtor, porque aquilo que foi feito no local não tem nada a ver com climatização. Como as chuvas deste fim de ano começaram cair de maneira mais intensa, a situação das pessoas que precisam usar a rodoviária de Cacoal certamente não será fácil neste fim de ano, visto que o telhado está muito danificado. Talvez os mesmos políticos que anunciam a reforma há vários anos vão aparecer em 2020, que é o ano da próxima eleição, dizendo que a obra vai ser executada quando passar o período chuvoso. E nas fotos da demolição da ponte, teve políticos que nunca movimentaram a língua para pedir a solução do problema. É sempre assim!

CHUVA ELEITORAL

Essa tradição de falsas promessas em período eleitoral ou em período que antecede o ano da eleição fica mais sólida a cada ano. Não vai demorar para começar aparecer em todos os municípios do estado um grande grupo de deputados ou assessores prometendo tudo que não fizeram nos últimos três anos. Construção de hospitais, escolas, presídios creches, asilos, orfanatos e outras promessas. No período de seca intensa, os políticos prometem chuva para acabar a poeira. No período de chuva, eles prometem que vão fazer algum projeto para impedir as chuvas de caírem no estado. Existem projetos de nomes muito bonitos e que encantam até os eleitores mais desanimados. O problema é que nunca saem do papel. No próximo ano, com novas regras eleitorais, tudo indica que a quantidade de candidatos será muito grande e isso aumenta também a quantidade de promessas. Os eleitores não precisam estranhar, caso apareça algum candidato a deputado estadual dizendo que vai fabricar um novo remédio para combater a covid-19. Em 2022, vamos ter uma chuva de promessas.

PROJETOS PARA RONDÔNIA

O governador Marcos Rocha se reuniu esta semana com vereadores de todos os municípios do estado de Rondônia. A ideia, dizem assessores do governo é discutir com os vereadores os caminhos para elaborar projetos de desenvolvimento para o estado. O problema é que nos últimos dias os números de casos de covid-19 na capital aumentaram e isso pode causar problema para os municípios do interior. Assim, os vereadores que se deslocaram à capital podem trazer milhões de reais para seus municípios, mas é prudente que eles fiquem de quarentena quando voltarem, porque a pandemia não acabou. Nas imagens do encontro, é possível ver dezenas de vereadores, assessores e outras pessoas sem máscara, objeto de uso obrigatório no estado, segundo decreto do próprio governo de Rondônia. Na quarta-feira, o governador prometeu aos vereadores e prefeitos presentes que vai destinar 600 milhões de reais para ajudar os municípios. A forma como os recursos chegarão ao destino ainda não foi esclarecida e isto é fundamental para que haja a garantia da aplicação do dinheiro. Sendo assim, os prefeitos e vereadores precisam estar atentos para o orçamento do estado e observar como ficou definida a situação prometida pelo governo.

COVID-19 EM RONDÔNIA

A principal prova de que os casos de covid-19 no estado de Rondônia voltaram a preocupar está registrada nos boletins divulgados esta semana. Os municípios de Ji-Paraná, Ariquemes e Cacoal aparecem no topo da lista com novos casos da doença. Por esta razão, é necessário que as pessoas tomem todos os cuidados possíveis neste fim de ano, quando haverá muitos eventos em que a população vai se aglomerar. A campanha de vacinação no estado reduziu o número de mortes e isto pode ser facilmente percebido, mas os cuidados devem ser mantidos,  porque a doença é muito perigosa e segue matando muitos brasileiros. No caso de Cacoal, o município registrou nos últimos três dias mais de 70 casos positivos da doença. É muito importante que as pessoas que ainda não tomaram a vacina procurem os locais de vacinação para tomar um imunizante. A proteção é necessária e as famílias de Rondônia já sofreram muitas perdas. Ainda não é momento de brincar com a doença, porque precisamos iniciar um novo  ano com uma situação mais tranquila em relação à pandemia.

ELEIÇÕES 2022

Os bastidores das eleições para o próximo ano começam a ficar agitados em Rondônia. E com a proximidade do pleito, as articulações se intensificam, principalmente entre os políticos que desejam disputar o cargo de governador. Até o momento, os nomes mais citados entre os postulantes são do próprio governador Marcos Rocha, o senador Marcos Rogério e o prefeito da capital, Hildon Chaves. Entretanto, a entrada do ex-senador Ivo Cassol na disputa não está descartada. Está em discussão no Supremo Tribunal Federal uma ação que começou a ser  votada e que já conta com dois votos favoráveis ao ex-senador. O ministro Alexandre de Moraes havia pedido vista, mas já colocou novamente a ação para ser pautada. Quando reiniciar a votação, Cassol precisa ter apenas mais quatro votos favoráveis para ganhar o direito de disputar eleições. Caso os ministros levem em consideração as mudanças ocorridas recentemente na Lei de Improbidade, é muito grande a possibilidade de Cassol ser candidato. Neste cenário, muitas coisas podem mudar no universo político do estado, porque, hoje,  não se pode negar a preferência do eleitor por Ivo Cassol. Vamos aguardar!

 

 

 

 

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp