Cacoal/RO, 4 de maio de 2024 – 00:48
Search
Search
4 de maio de 2024 – 00:48

Coluna do Xavier – CACOAL: A CIÊNCIA, O DIREITO E A EDUCAÇÃO PÚBLICA… (03/11/23)

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) tem um papel fundamental na história do estado e na formação de profissionais, em diversas áreas do conhecimento, estabelecidas em mais de 60 cursos que funcionam nos oito campi da instituição. Para um estado novo como Rondônia, a existência de uma instituição pública de ensino superior representa o caminho que se pretende para consolidar a formação da sociedade e oferecer ao estado as condições técnicas e científicas para atender o exigente mercado de trabalho. A divulgação, esta semana, dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) revelou que o curso de Direito da UNIR, instalado no Campus de Cacoal, consolidou a tradição de resultados muito positivos nas avaliações do Ministério da Educação. As notas, nesta avaliação, vão de 1 a 5 e os estudantes de Cacoal, há muitos anos, obtêm a nota 4, índice sonhado por inúmeras outras instituições de ensino situadas entre as notas 1 e 2.

O Enade resume-se numa prova realizada por acadêmicos, objetivando constatar o desempenho no período em que ingressam nos cursos e ao concluir a graduação. O exame serve para aferir a qualidade das instituições de ensino superior e dos estudantes matriculados nessas instituições. Obviamente que, com a realização do Enade, os professores dos cursos de graduação são automaticamente avaliados, uma vez que os resultados obtidos pelos estudantes também refletem a capacidade profissional dos professores. Neste quesito, é necessário enaltecer todos os professores do Campus de Cacoal que ministram aulas no curso de Direito da Universidade Federal de Rondônia na Capital do Café, porque a dedicação com que eles atuam representa um compromisso muito sério com a qualidade da educação pública e com a necessidade de colocar no mercado profissionais realmente qualificados. E não é difícil entender por que o curso de Direito da UNIR/Cacoal tem alta qualidade. Os professores fazem constantes cursos de aperfeiçoamento profissional, possuem currículos respeitáveis e biografia que orgulham a comunidade acadêmica. O convívio desses professores com os acadêmicos também expressa a seriedade e zelo com os quais trabalham, visando a obtenção dos resultados almejados. A nota 4 no Enade, este ano, não é, e nunca foi, mero acaso no curso de Direito da UNIR/Cacoal.

E a qualidade dos estudantes e professores de Direito da Universidade Federal de Rondônia em Cacoal não se verifica somente nas excelentes notas do Enade. Todos os anos, os acadêmicos deste curso são aprovados no Exame da OAB, muito antes da conclusão do curso. Como é sabido por todos, o Exame de Ordem é realizado em prova unificada no país e contém questões práticas que envolvem todos os ramos do Direito. Evidentemente que fazer o Exame de Ordem não constitui uma obrigação de todo estudante de Direito, em função das diferentes carreiras que existem nessa área do conhecimento, mas é preciso destacar, com orgulho, o alto nível dos acadêmicos da UNIR/Cacoal. Aliás, muitos egressos da instituição atuam com brilhantismo no Ministério Público, na magistratura, na advocacia e muitas outras áreas que exigem profissionais com formação em Direito. Vale destacar que a UNIR é uma instituição nova, visto que sua criação em Rondônia ocorreu no mesmo ano de criação do estado, em 1982. Todavia, nossa universidade tem indiscutível contribuição na formação de rondonienses, em dezenas de cursos de graduação que funcionam nos oito campi existentes no estado.

Os constantes resultados positivos da UNIR no Enade devem servir como um alerta para todos os estudantes de Rondônia que farão o ENEM este fim de semana, porque representam a possibilidade e a oportunidade de ingressar numa instituição pública do ensino superior, com a certeza de obter uma formação de qualidade e gratuita, sem a necessidade de sair do estado. Paralelamente aos cursos de graduação e pós-graduação que a UNIR oferece, a instituição executa inúmeras atividades de extensão que visam cumprir a finalidade de entregar à população serviços e atendimentos fundamentais em diferentes atividades. Neste particular, mais uma vez, deve-se ressaltar a qualidade dos profissionais e acadêmicos da UNIR e exigir das autoridades competentes todos os investimentos necessários para consolidar a Universidade Federal de Rondônia como uma instituição absolutamente necessária ao estado, pela sua inegável utilidade científica e social.

Assim, no aspecto estrutural, a UNIR carece de instalações mais modernas em todos os campi de Rondônia. Se a instituição já ocupa lugar de destaque constatado pelas notas divulgadas, em relação ao Enade, novos investimentos na sua estrutura e na aquisição de tecnologias certamente serão muito bem-vindos, objetivando que, nas próximas décadas, a UNIR ocupe outros espaços científicos no cenário amazônico e nacional. Finalmente, as autoridades municipais de Cacoal necessitam olhar para a UNIR como uma instituição que pode ser grande parceira do desenvolvimento municipal. De igual modo, todos os estudantes das escolas de Cacoal e região precisam observar que a UNIR está à inteira disposição, para ofertar ensino público de qualidade e gratuito, a dedicação de nossos professores e técnicos e a possibilidade de uma formação sólida. Nossa nota 4 no Enade expressa que estamos no caminho certo e externa o compromisso zelo com os quais agem todos os profissionais e estudantes, na busca pela produção científica e por uma sociedade cada vez mais justa e igualitária… Tenho dito!!!

FRANCISCO XAVIER GOMES é Professor da Rede Estadual e Jornalista

 

 

 

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp