Rondônia, 24 de julho de 2024 – 01:43
Search
Anuncie aqui
Search
24 de julho de 2024 – 01:43

Coluna do Xavier – CACOAL:  A UNIR, O DIREITO E O SELO DE QUALIDADE OAB…

Anuncie aqui

*Por Francisco Xavier Gomes 

 

CACOAL:  A UNIR, O DIREITO E O SELO DE QUALIDADE OAB…

 

O Conselho Federal da OAB realizou, esta semana, um importante evento em Brasília. Trata-se da entrega do prêmio Selo de Qualidade OAB, ofertado às instituições de ensino com os melhores resultados obtidos no Exame de Ordem, em razão da aprovação de bacharéis. O professor Dr. Roberto de Paula, Chefe do Departamento do Curso de Direito da Universidade Federal de Rondônia/Campus de Cacoal, participou da solenidade e recebeu a premiação em nome dos professores, acadêmicos e técnicos do Campus. Para que se tenha uma ideia da importância deste prêmio, Rondônia possui diversas instituições que oferecem o curso de Direito, mas apenas os cursos da UNIR de Porto-Velho e Cacoal fazem parte da lista de instituições que receberam o Selo de Qualidade OAB. Obviamente que nossa universidade não possui esse nível de qualidade somente nos cursos de Direito, mas é um marco merecedor de registro…

A principal finalidade do Conselho Federal da OAB, ao organizar este tipo de solenidade, é destacar e zelar pela excelência do ensino das ciências jurídicas no Brasil. Exatamente por esta razão, os acadêmicos, professores e técnicos da UNIR/CACOAL certamente estão orgulhosos de ver o Campus na lista das melhores instituições que oferecem o curso de Direito no país. Na edição deste ano, a OAB entregou o Selo de Qualidade para as 198 faculdades com os melhores resultados. Na mesma lista onde figuram instituições como a USP, UnB, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Minas Gerais, entre outras, está a Universidade Federal de Rondônia, representada pelos Campi de Porto-Velho e Cacoal. É necessário destacar que, no estado de Rondônia, cerca de 20 faculdades oferecem a graduação em Direito, mas apenas a UNIR recebeu o Selo de Qualidade. Segundo o Conselho Federal da OAB, existem aproximadamente 1.900 faculdades de Direito em atividade, porém somente 10% delas obtiveram os resultados almejados pela OAB. Saber que nosso Campus da UNIR de Cacoal está na lista é realmente uma notícia lisonjeira, porque reflete a qualidade dos professores e a dedicação dos acadêmicos, além de ser uma conquista muito importante para o município de Cacoal. E não é a primeira vez que a UNIR/CACOAL recebe o prêmio. Isto revela a consistência da qualidade do curso…

Muitas pessoas podem não entender claramente o que significa a participação do Campus da UNIR/Cacoal na lista das instituições de ensino superior, premiadas pela Ordem dos Advogados do Brasil, com o Selo de Qualidade. Isto implica dizer que a proposta curricular da UNIR atende aos padrões de excelência exigidos pela OAB e necessários para formar profissionais do Direito com a qualidade que o país necessita; isto significa que os jovens precisam se dedicar aos estudos e entender que o ENEM é uma oportunidade importante para o ingresso nas instituições de ensino públicas; isto é prova cabal de que o Campus da UNIR em Cacoal tem professores que levam a sério a formação dos acadêmicos que ingressam na instituição; isto significa que o Ministério da Educação precisa melhorar os investimentos nas universidades federais, para ampliar os resultados, que já são muito bons; isto implica dizer que, entre os 5.570 municípios do Brasil, temos em Cacoal um curso de Direito oferecido por uma instituição pública de ensino que figura entre os 200 cursos com os melhores índices de qualidade do país; isto implica dizer que os cacoalenses, e demais municípios vizinhos, podem sentir orgulho de estudarem no Campus da UNIR em Cacoal. O país possui quase 2.000 faculdades de Direito, com quase um milhão de bacharéis colocados no mercado todos os anos. Estar na lista que incluiu 10% das faculdades com a qualidade recomendada pela OAB é motivo, sim, de muito orgulho…

É preciso registrar que nas demais faculdades de Direito de Rondônia também existem excelentes professores, existem excelentes alunos e a dedicação e seriedade também são marcas que merecem nosso carinho e respeito, especialmente em Cacoal, município no qual as instituições de ensino superior fazem grandes investimentos. Por tais razões, nosso desejo é que, nos próximos anos, todas as faculdades de Direito do estado estejam juntas nas solenidades promovidas pela Ordem do Advogados do Brasil, cuja finalidade é exaltar a qualidade e excelência na formação de bacharéis em Direito. Este é o pensamento de quem deseja o melhor para o município e para a população desta que é uma das principais cidades da Amazônia brasileira, no quesito qualidade de vida.

O leitor talvez possa perguntar: mas, e os demais cursos e campi da UNIR? A resposta para esta pergunta precisa ser registrada aqui. A Universidade Federal de Rondônia já recebeu diversos prêmios e homenagens, em razão da qualidade do ensino. O Campus de Guajará-Mirim acabou de receber a nota 4 do MEC, no curso de Gestão Ambiental e a contribuição para a formação de profissionais de nível superior na fronteira é inegável. A situação é a mesma nos cursos de Porto-Velho e nos demais municípios atendidos pela UNIR. As referências elogiosas sobre a instituição não seriam as mesmas, caso este escriba não conhecesse a história da Universidade Federal de Rondônia e qualidade dos profissionais. A alusão específica sobre o curso de Direito da UNIIR/CACOAL visa apenas não deixar passar em branco um fato tão importante. Reconhecer o Selo de Qualidade OAB recebido por nosso Campus é reconhecer o empenho, dedicação e esmero com que nossos professores atuam em Cacoal. Registrar os excelentes resultados de nossa briosa instituição pública é uma forma de agradecer aos nossos professores, nossos colegas de curso e os técnicos, sem os quais não estaríamos entre os 198 melhores do Brasil… Tenho dito!!!!

 

*FRANCISCO XAVIER GOMES

Professor da Rede Estadual e Jornalista

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp