Rondônia, 24 de julho de 2024 – 11:47
Search
Anuncie aqui
Search
24 de julho de 2024 – 11:47

Com ambiente favorável para negócios, Rondônia amplia quantidade de empresas abertas

Anuncie aqui

Crescimento do número de empresas sinaliza o aumento da confiança de investidores em instalar negócios em Rondônia

 

O balanço do primeiro semestre de 2024, divulgado pela Junta Comercial do Estado (Jucer), aponta crescimento de 3% na abertura de novas empresas no estado, em comparação ao mesmo período do ano passado. São 13.967 novos negócios, superando a marca de 13.562 empresas abertas, no mesmo período, em 2023, o que revela que Rondônia segue firme no crescimento econômico e se fortalece como ambiente favorável à instalação de novos negócios.

Para o governador do estado, Marcos Rocha, cada nova empresa aberta representa mais empregos e mais crescimento. Os indicadores comprovam que Rondônia está acertando o caminho para o desenvolvimento econômico. “Rondônia é um estado em pleno desenvolvimento, tem a menor taxa de desempregos do Brasil, segundo o IBGE, e atrai cada vez mais investidores interessados em contribuir para o aquecimento da economia, e para melhoria da qualidade de vida. O governo de Rondônia está empenhado em acolher a todos que desejem empreender”, salientou.

Arte: Ângelo Oliveira

A Jucer, que funciona como “maternidade’” das empresas, pois é onde os negócios são registrados, aderiu a um conjunto de ações inovadoras nos últimos anos, o que, segundo o presidente da Junta, José Alberto Anísio, ajudou a reduzir a burocracia na abertura de negócios.  “O resultado é uma Jucer Rondônia mais simplificada, tecnológica, descentralizada e ágil. O tempo médio para abertura de empresas é de 3h06, um recorde no estado”, evidenciou.

O vice-presidente da Jucer, Eder Neves acrescentou que, dentre o conjunto de melhorias aplicadas na instituição, está o atendimento 100% na modalidade digital, por meio do sistema estadual ‘‘Empresa Fácil RO’’, que pode ser acessado no link https://www.empresafacil.ro.gov.br/, e a implantação gradativa de pontos de atendimento nos municípios, por meio do Projeto Junta Junto do Empreendedor.”

MODELO DE DESENVOLVIMENTO

Cada nova empresa aberta representa mais empregos

O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves destacou que, o crescimento do número de empresas abertas sinaliza o  aumento da confiança de investidores em instalar negócios em Rondônia. ‘”Essa confiança é uma resposta às políticas públicas do governo voltadas para tornar a economia do estado referência no país.”

O modelo de desenvolvimento econômico empregado em Rondônia tem como primícias o acolhimento, assessoramento e apoio aos investidores para instalação e manutenção dos negócios. ‘”Estamos comprometidos em promover um ambiente com empresas bem-sucedidas”, ressaltou o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha reforça que, Rondônia tem muitas oportunidades para gerar mais progresso, com cadeias produtivas que destacam-se pela qualidade e sustentabilidade, como a do Tambaqui, café e cacau; pacote de incentivos fiscais atrativos e hub logístico (lugar que agrega vários produtos ou serviços ao mesmo tempo, gerando mais valor para clientes da empresa ou da marca) que dá competitividade aos produtos.

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça/Frank Néry/Ésio Mendes
Secom – Governo de Rondônia

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp