Anuncie aqui
Anuncie aqui

Containers de lixo são incendiados em Cacoal; seis já foram destruídos

Do container incendiado na Praça CEU, quase não sobrou nem vestígios

Em contato com a equipe do Jornal Tribuna Popular, o secretário municipal de Meio Ambiente de Cacoal,  Sandro Ricardo Ribeiro Coelho, informou os estragos que tem sido feitos, ao que tudo indica por vândalos, aos containers adquiridos pelo Município para melhorar a coleta de lixo na cidade.

Segundo o secretário, seis containers já foram totalmente incendiados ou depredados. O último deles foi um container colocado na Praça CEU – Centro Esportivo Unificado, localizado na Avenida Primavera. Incendiado, não sobrou nada do equipamento.

Os containers, conforme explicou Sandro Coelho, foram adquiridos pela Prefeitura de Cacoal para atender principalmente localidades em que são registradas uma maior produção de lixo. “Quando mal acondicionado, por exemplo no período chuvoso, o lixo ganha mais peso. Uma sacolinha molhada pesa bem mais que uma seca e em termos de cifras, se a gente conseguir com estes containers uma diminuição de 10% no peso da balança, a gente fala em uma economia de R$1 milhão por ano em custo operacional do aterro sanitário e do caminhão da coleta”, destaca o secretário de Meio Ambiente.

A princípio, a Prefeitura de Cacoal adquiriu 400 containers, pelo valor aproximado de R$800 mil. “Eles, por si, se pagam no primeiro ano, desde que a população contribua com a alocação dos resíduos dentro destes containers”. A distribuição destes equipamentos tem sido feita em pares, sendo um container para lixo comum e outro para lixo reciclável. ”Queremos incentivar a separação de lixo pela população e as cooperativas de catadores, fazendo com que tenham mais facilidade de acesso e manuseio aos materiais descartados em Cacoal”, reforça Sandro Coelho.

Quanto à depredação dos containers, o secretário de Meio Ambiente informou que um boletim de ocorrência foi registrado.  “É uma pena que a própria população destrua os bens públicos na falsa ideia de que tudo que, em teoria seja público, não custe nada no bolso do contribuinte! Por hora, até que a Polícia Civil entre no caso, o local ficará sem nenhum”, enfatiza.

Os containers são equipamentos apropriados para o acondicionamento de grande quantidade de lixo. Além de ajudar a manter os espaços limpos, também colaboram para a otimização da coleta de resíduos sólidos.

 

(Giliane Perin/ Tribuna Popular)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp