Rondônia, 22 de julho de 2024 – 19:15
Search
Anuncie aqui
Search
22 de julho de 2024 – 19:15

Detran realiza em Cacoal evento voltado ao motoclubismo

Anuncie aqui

Passeio motociclístico foi realizado no último final de semana em Cacoal, com participação do Detran-RO

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) promoveu ações educativas em um evento que reuniu motociclistas de Rondônia e de vários municípios do Acre e Mato Grosso em uma motociata, em parceria com o grupo de motociclistas denominado Arcanjos do Norte, na cidade de Cacoal.

O objetivo foi apresentar o motoclubismo e a festividade ocorreu na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Cacoal (Assemuc), no último final de semana. A ação contou com a participação da banda de música da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e Escola Pública de Trânsito (Eptran).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatizou a importância de ações educativas para um trânsito cada vez mais seguro. “Eventos como este comprovam que se pode aprender sobre trânsito seguro em qualquer local e situação. Neste sentido, o governo tem promovido ações por meio de campanhas, com o intuito de levar à sociedade, atividades educacionais, para uma conscientização no trânsito.”

AÇÕES DO DETRAN-RO

A equipe do Departamento realizou adesivação e deu suporte durante o percurso da motociata, em ação conjunta à Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). Agentes de trânsito de Cacoal proporcionaram atividades educativas de trânsito para crianças e adultos. Entre as atividades foram oferecidas arte na pele, escultura de balões, roleta do trânsito para crianças, e o teste de óculos simulador de embriaguez para adultos, destacando as consequências de beber e dirigir.

Ações educativas como a roleta da sinalização e o óculos simulador, fizeram parte das atrações ao público

As atividades tiveram continuidade no shopping do município, onde a equipe do Detran-RO organizou um pit stop no estacionamento, com entrega de panfletos e adesivação de veículos e motos, abordando os objetivos da campanha Maio Amarelo. No interior do estabelecimento, o público pode participar de mais testes com os óculos simulador de embriaguez, e as crianças se divertiram na roleta do trânsito.

O diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes, seguindo o mesmo pensamento do governador destacou que, as ações  têm conseguido conscientizar a população e, consequentemente, a  diminuição dos acidentes. “Se 90% dos acidentes podem ser evitados, as ações educativas têm surtido efeito e os números começam a comprovar que estamos no rumo certo”.

PARCERIA

Marcelo Nery, presidente do moto clube em Cacoal, destacou a importância da parceria com o Detran-RO, evidenciando a promoção do respeito e segurança no trânsito. Segundo Marcelo, foi a primeira vez em que a parceria aconteceu em escala estadual, sendo extremamente gratificante para o clube. Além de promover a conscientização sobre a segurança no trânsito, o evento teve caráter beneficente. Toda a renda arrecadada será revertida para ações no Dia das Crianças, em bairros carentes, além de destinar parte dos fundos para famílias de motociclistas do Rio Grande do Sul, afetadas por enchentes recentes.

A diretora da Escola Pública de Trânsito, Junaia Freitas expressou satisfação com o evento: “a parceria com a associação dos motociclistas, o moto clube, foi extremamente positiva e importante para a promoção da educação no trânsito. Estamos felizes em ver a comunidade engajada e consciente quanto à importância da segurança nas vias.”

 

Fonte
Texto e fotos: Miro Costa – Secom/Governo de Rondônia

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp