Rondônia, 20 de julho de 2024 – 21:57
Search
Anuncie aqui
Search
20 de julho de 2024 – 21:57

Dia do psicólogo: quando recorrer a este profissional?

Anuncie aqui

O Brasil é o país que apresenta maior prevalência de depressão na América Latina

Já se foi o tempo que ir ao psicólogo era visto com certo preconceito ou estranheza. Hoje em dia, se torna cada vez mais importante cuidar da saúde mental. O Brasil é o país que apresenta maior prevalência de depressão na América Latina e o que registra o maior número de pessoas com ansiedade, no mundo.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a pandemia levou a um aumento de 25% na prevalência global de ansiedade e depressão. Neste cenário, buscar apoio de um profissional é o caminho para aliviar o medo, a solidão e a angústia. “As pessoas costumam buscar a ajuda de um psicólogo pela terapia quando não se sentem mais capazes de lidar sozinhos com os seus problemas”, pontua a psicóloga e professora do curso de Psicologia da faculdade Anhanguera, Marciane Lobato.

Segundo a especialista, a principal função da terapia é auxiliar na mudança de um comportamento, sentimento ou pensamento que esteja impedindo a pessoa de perceber a vida em sua forma real. “A psicoterapia é útil para qualquer pessoa que queira compreender melhor a si mesmo e aos outros, e não deveria ser lembrada somente como recurso emergencial ou como prevenção de distúrbios psicológicos graves”, destaca a psicóloga.

Durante as fases da vida, o ser humano pode passar por alguns traumas, problemas, situações de conflitos. São emoções desordenadas que podem interferir na saúde física e no lado social. “Períodos de estresse, luto, incertezas, tristezas e conflitos fazem parte da vida de todos. Justamente por isso, é um pouco difícil perceber quando a situação sai do comum e exige a ajuda de um profissional, para melhorar a qualidade de vida”, comenta a especialista.

 

Dia do Psicólogo

No dia 27 de agosto, celebra-se a regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil. Esse profissional pode atuar em vários campos, como na psicologia clínica, hospitalar, esportiva, escolar e organizacional.

Os objetivos se modificam ligeiramente em cada uma dessas áreas, mas, no geral, o psicólogo tem a intenção de ajudar as pessoas a cuidar da sua saúde mental através do autoconhecimento, desenvolvimento de capacidades socioemocionais e aprimoramento do laço do indivíduo com seu mundo interior.

 (Ascom)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp