Rondônia, 20 de julho de 2024 – 14:13
Search
Anuncie aqui
Search
20 de julho de 2024 – 14:13

EDUCAÇÃO Ações educativas e interativas de trânsito são realizadas na 10ª Exposição Agropecuária de São Miguel do Guaporé

Anuncie aqui

Em uma tenda educativa, Detran-RO promoveu ações de conscientização ao público da Exposição Agropecuária 

 

Com o objetivo de fortalecer as ações de conscientização no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) participou da 10ª Exposição Agropecuária de São Miguel do Guaporé (Expomig), realizada de 6 a 9 de junho, com uma série de atividades educativas e interativas para crianças e adultos. As ações foram executadas, por meio da Escola Pública de Trânsito (EPTran), e a equipe reuniu servidores de São Miguel do Guaporé, Vilhena, Ariquemes, Jaru, Seringueiras e Porto Velho.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações contínuas e abrangentes visam a conscientização de toda a comunidade para um trânsito mais seguro, ressaltando o valor da vida em cada ação realizada.

As ações de conscientização no trânsito incluíram:

  • Arte na pele: uma forma divertida de conscientizar sobre a segurança no trânsito;
  • Jogos: de argola, memória, entre outros, para tornar o aprendizado lúdico e interativo;
  • Lona pedagógica: explicando as regras de trânsito de forma clara e acessível;
  • Pinturas em desenhos: estimulando a criatividade das crianças e reforçando os conhecimentos sobre as regras de trânsito.

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Simulador de embriaguez e teste no etilômetro chamaram a atenção da população

Uma das ações realizada durante o evento foi o uso de óculos simuladores de embriaguez. Através de um circuito de realidade virtual, os participantes puderam experimentar a sensação de estar sob efeito de álcool, e perceber os riscos da direção alcoolizada. Testes no etilômetro também foram realizados pela equipe da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat), reforçando a mensagem de conscientização.

Para o coordenador da equipe de Porto Velho, Marcos Garcia, a presença dos mascotes da Autarquia,  Vidinha e Ligadinho, contribuíram para uma abordagem mais leve e acessível da educação no trânsito. “As crianças se divertiram com as brincadeiras e interações dos personagens, aprendendo sobre segurança no trânsito de forma lúdica”, ressaltou.

AVALIAÇÃO

A iniciativa do Detran-RO foi elogiada pela população. “Essas ações são fundamentais para a conscientização da população sobre a importância da segurança no trânsito. Ver a participação ativa de crianças e adultos nas atividades mostra o impacto que essas iniciativas têm na comunidade”, pontuou o funcionário público Aelton Afonso Borges.

O encerramento da Exposição foi marcado pelo sorteio de duas bicicletas, finalizando a participação do Detran-RO no evento.

 

Fonte
Texto: Miro Costa e Jarlana Davy
Fotos: Miro Costa
Secom – Governo de Rondônia

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp